Mesmo com as exclusões de milhões de beneficiários do Bolsa Família, grandes filas têm se formado nas agências. São clientes que desejam realizar transações bancárias, sacar benefícios ou, na sua grande maioria, recadastrarem no Bolsa Família.
Na manhã desta sexta-feira, 28, uma mulher acompanhada de uma criança aparentando ter cerca de um ano, passou mal, enquanto aguardava ser atendida pela agência da Caixa Econômica Federal de Camacã. A cena chamou a atenção e usuários prestaram apoio.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, foi acionada e prestou os primeiros atendimentos ainda na ambulância.
A paciente que não teve o nome divulgado, foi encaminhada para a Fundação Hospitalar Mata Atlântica onde ficou em observação.
Diariamente, dezenas de pessoas de várias cidades da região, comparecem à Agência da Caixa Federal de Camacã, para se inscreverem em programas sociais ou cadastrar novas senhas. Devido a quantidade de usuários, em alguns dias, dependendo do fluxo, podem passar horas do lado de fora da agência, em grandes filas, sob sol ou chuva, enquanto aguardam atendimento.
Vários usuários chegam antes do dia amanhecer, muitos sem se alimentar e sem o dinheiro para retornar para suas casas. Eventualmente, algumas apresentam desmaios ou passam mal.
Cerca de 1,8 milhão de inscritos no programa Bolsa Família tiveram o benefício cancelado entre janeiro e maio deste ano. É o que revelam os dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), que desde o início de 2023 vem realizando o chamado pente-fino nos cadastros irregulares.
De acordo com a equipe que realizou o primeiro atendimento, a paciente afirmou que havia se alimentado e que era moradora do município.