O conflito teria começado após a vítima questionar o descumprimentos de normas acordadas entre os assentados.
Um suspeito de matar um agricultor no último domingo, 24, em um assentamento na zona rural de Itapebi, Manoel Messias Ilo dos Santos, de 64 anos, foi preso na segunda-feira, 25. O acusado, também agricultor, foi localizado pela Polícia Militar de Minas Gerais no município de Santa Maria do Salto.
Os policiais realizaram buscas na área externa da propriedade rural onde Manoel estava escondido e apreenderam um revólver calibre 32 com duas munições intactas. De acordo com a polícia, no momento da prisão, Manoel assumiu a autoria do homicídio que teve como vítima Josieme Silva Pessoa, de 61 anos.
Josieme foi morto a tiros e golpes de facão enquanto trafegava de moto pelo Assentamento União, a menos de um quilômetro da BR-101.
Conforme relato de testemunhas, um desacordo sobre o descumprimento de normas em um assentamento de produtores rurais pode ter originado o conflito que resultou na morte de Josieme.
De acordo com informações, o autor do crime vinha descumprindo os acordos previamente estabelecidos em assembleia. Tal comportamento estava causando desconforto entre os assentados, principalmente para Josieme.