O criminoso entrou em contato com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e conselheiros tutelares usando o nome e a foto do político.
O senador Otto Alencar, líder do PSD no Senado Federal, teve uma rede social clonada nesta terça-feira, 10. O suspeito tentou aplicar golpes em prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e conselheiros tutelares com o nome e a foto do político.
A assessoria do senador divulgou imagens das conversas iniciadas pelo suspeito. Nas mensagens, ele se apresenta e explica que o motivo do contato são as entregas de doações ao município, que não teve o nome especificado nas mensagens.
O suspeito pede que a pessoa repasse as documentações de uma entidade sem fins lucrativos para que o município possa receber as doações, que seriam cestas básicas e peixes congelados. Segundo a assessoria do senador, desde 2020 ele tem sido vítima de clonagens em redes sociais. As doações especificadas nas mensagens são inexistentes.
A assessoria de Otto Alencar ainda informou que o número de celular (61) 99843-0299, usado nesta tentativa de golpe, não pertence ao senador e alertou para que os colegas do senado não repassem dados pessoais, informações, contatos, nem depositem nenhum valor, ao serem contados pelo falsário.
Ainda conforme informado pela assessoria, as devidas providências já estão sendo tomadas pela Polícia Legislativa do Senado Federal. Em 2022, o senador baiano Otto Alencar (PSD) já havia relatado que alguém tentou se por ele para tentar aplicar golpes financeiros por meio de um aplicativo de mensagens e ligações telefônicas.