O número de faltosos foi maior que o ano passado. Ausentes por logística ou doença têm direito à reaplicação.
O primeiro dia de provas regulares do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve taxa de abstenção de 28,5% na Bahia, neste domingo, 05, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). A etapa inicial trouxe conteúdos de linguagens, ciências humanas e redação.
O percentual de faltosos do estado é menor que a média nacional: 33,2%. Ao todo, 324.284 pessoas se inscreveram para fazer as provas no estado baiano. Em quantitativo, a Bahia foi o terceiro estado com maior número de inscritos, atrás apenas de São Paulo (590.789) e Minas Gerais (358.603).
Em todo o país, 4.293 pessoas foram eliminadas por usarem equipamentos eletrônicos durante a prova, a exemplo de celulares; por deixarem os locais de aplicação antes do horário permitido (15h30); por usarem documentos impressos e por não atenderem orientações dos fiscais.
Em comparação com 2022, quando o percentual de faltosos na Bahia ficou em 27,6%, o número de faltosos no primeiro dia de provas foi maior. Mesmo sem participar desta etapa, os candidatos podem fazer a prova de exatas e biologia, que será aplicada no próximo domingo, 12 de novembro.