A região é local de desovas de tartarugas marinhas e foi constatado o descumprimento de um dos condicionantes da licença, que proíbe expressamente o uso de máquinas de grande porte na faixa de praia.
A Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal de Porto Seguro (Semac) embargou, nesta quinta-feira, 11, a construção de muro de contenção na faixa de areia defronte à Pousada Tutabel, na Praia de Itapororoca, no distrito de Trancoso.
A pousada pertence a José Roberto Marinho, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, conglomerado de mídia que abrange a TV Globo, Globo.com, Editora Globo, Sistema Globo de Rádio, entre outros veículos.
O coordenador de Fiscalização Ambiental da Semac, Max Teixeira, informou que a obra possui autorização ambiental e o projeto de intervenção foi previamente aprovado pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Conforme o projeto, o muro tem 104 metros de extensão.
DESOVA DE TARTARUGAS MARINHAS – Toda a orla de Porto Seguro, incluindo a praia de Itapororoca, é local de desova de tartarugas marinhas. Pessoas ligadas à questão ambiental questionaram, nas redes sociais, sobre o risco que esse tipo de cerca utilizada na obra pode causar aos ninhos das tartarugas.
Colocada junto a praia, a barreira impede que a desova seja feita em local mais elevado e distante da linha do mar, fazendo com que muitos ovos e, até mesmo, filhotes recém-nascidos sejam levados pelas ondas.
Um exemplo desse perigo ocorreu recentemente na Praia de Araçaípe, em Arraial d’Ajuda, quando mais de 150 filhotes recém-saídos dos ovos morreram afogados pela maré alta devido à escassa faixa de areia para o ninho.