“Basicamente, nós podemos afirmar que houve uma perda de controle pela tripulação e que ele entrou nesse parafuso chato”, afirmou Roberto Peterka, especialista em segurança de voo.
O especialista em segurança de voo, Roberto Peterka, levantou novas hipóteses sobre o acidente aéreo ocorrido na última sexta-feira, 09, em Vinhedo, no interior paulista, envolvendo um avião da Voepass. Durante entrevista, Peterka expandiu as possibilidades além da formação de gelo nas asas, que tem sido amplamente discutida.
De acordo com o especialista, outras causas potenciais incluem problemas de manutenção, desorientação dos pilotos ou falha em instrumentos críticos.
“Existem muitas possibilidades. Pode ser um problema de manutenção, uma possível desorientação dos pilotos, o que não é muito provável porque são pilotos experientes, ou uma falha em algum instrumento que indicasse a condição do avião naquele momento”, explicou Peterka.
Peterka enfatizou a importância da análise das caixas-pretas do avião para esclarecer o ocorrido. Ele destacou que a sincronização das informações do gravador de voz da cabine, dos dados de voo e do controle de tráfego aéreo será crucial para entender a sequência de eventos que levou ao acidente.
“Você tem duas caixas pretas que precisam, além de tudo, serem sincronizadas juntamente com o controle de tráfego aéreo”, afirmou o especialista, ressaltando a complexidade do processo de investigação.
Um aspecto intrigante do acidente, segundo Peterka, foi a aparente perda repentina de controle da aeronave. “Basicamente, nós podemos afirmar que houve uma perda de controle pela tripulação e que ele entrou nesse parafuso chato”, observou, referindo-se ao movimento de queda do avião.
O especialista também comentou sobre a falta de comunicação do piloto com a torre de controle nos momentos finais do voo, sugerindo que o evento que levou à queda foi inesperado e rápido. “Provavelmente foi repentina essa emergência”, concluiu Peterka.