Há alguns meses, se ventilava a notícia de que o Major Penalva, seria transferido do Comando a 62ª CIPM/Camacã, responsável pelo policiamento da micro região. O fato foi oficializado na última sexta-feira, 19, após publicação no Diário Oficial. O Major irá para uma função administrativa no 15º Batalhão de Itabuna. Major Leonardo Dumas irá substituí-lo em Camacã.
No início de julho, Penalva anunciou os 60 dias sem assassinatos – número completado no último dia 04. Em Camacã, as estatísticas da PM apontaram uma redução do número de mortes em mais de 50% no primeiro semestre de 2019, em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro semestre deste ano, a redução da criminalidade nas sete cidades de abrangência, da corporação, foi de 17% em relação ao mesmo período de 2018.
Com esses dados positivos, após a publicação da notícia da transferência, a repercussão nas redes sociais foi intensa. Lideranças sociais e políticas manifestaram repúdio à transferência e classificaram como “absurda” a decisão do Governo do Estado de realizar a substituição do Major que vinha obtendo excelentes resultados no combate e diminuição da criminalidade nas cidades de Camacã, Pau Brasil, Santa Luzia, Mascote, Arataca, Jussari e São José da Vitória.