Em junho do ano passado o hospital foi reaberto exclusivo para tratamento de Covid-19. Hoje, sexta-feira,11, foram exaltadas as 450 altas hospitalares.
Por Marcus Paulo e Fred Costa
Nos primeiros meses da pandemia, a região sofria por falta de um equipamento hospitalar para tratamento da Covid 19. Era junho de 2020, com a alta taxa de infectados, quando um grupo de lideranças políticas concretizou a reabertura do Hospital Novo Amec, com a finalidade de atender exclusivamente, casos de Camacã e das cidades que compõem o consórcio Mata Atlântica (CIMA). Nesta sexta, 11, a unidade celebrou um ano de existência com 450 altas hospitalares.
Respeitando os protocolos de proteção ao Covid-19, a cerimônia aconteceu na parte externa do hospital e contou com a presença da equipe do hospital e de lideranças politicas como, o deputado Estadual Rosemberg Pinto, Paulo do Gás, prefeito de Camacã, Alda Sobral, vice-prefeita de Santa Luzia, Lucas Muniz, Presidente da Câmara de Camacã, Nego Elder e Acácio, vereadores de pau Brasil, Lelei de Mascote e os secretários de saúde: João Pio de Camacã, Agnaldo Sotero de Jussari e Luiz de Zuca de São José da Vitória.
“Sei da luta que a gente enfrentou para criar condições para termos esse hospital. Mas essa luta deve continuar para o Novo Amec permanecer para as futuras gerações. Vou levar a reinvindicação dessa UTI para o Governador Rui Costa, para ampliar o atendimento desse hospital. Parabéns a todos os funcionários, pois, essa não é uma missão qualquer, aqui se salvam vidas”, disse Rosemberg Pinto.
O deputado Rosemberg Pinto enalteceu a atuação política para a reabertura da unidade. “Sem a união política em torno dessa causa, isso aqui não aconteceria”, disse
A solicitação de uma UTI a que Rosemberg se referiu, foi feita pelo prefeito de Camacã, Paulo do Gás, que também enalteceu a dedicação dos funcionários do Novo Amec. “Sei do trabalho de vocês profissionais da saúde. Saúdo Saiury Gomes e Gláucia, em nome de todos. Mas, a palavra de hoje é reconhecimento pelas vidas que aqui são salvas. Solicito a Rosemberg que leve o pedido de uma UTI para o governador, pois vai nos ajudar a salvar mais vidas”, disse Paulo.
Com o lema “saúde com mais amor”, a unidade é gerida pela Fundação Gonçalves e Sampaio -FGS e possui 30 leitos, sendo 02 de semi UTI, 20 de enfermaria e 08 ambulatórios. Na homenagem de hoje, foram entregues plaquetas de homenagem a funcionários e a lideranças políticas que contribuíram para reabertura da unidade.
“Fazemos esse trabalho por amor. O povo já anda muito sofrido com essa doença e aqui trabalhamos com humanização e amor, para conseguirmos os melhores resultados”. Jorge Nano – Diretor do Novo Amec
Galeria de Fotos: