A data é marcada pela expulsão do Exército Português da província da Bahia, após a guerra que foi iniciada em 19 de fevereiro de 1822 e durou até julho de 1823.
No Dia 2 de Julho é celebrado a Independência da Bahia. A data, chamada também de Independência do Brasil na Bahia, é marcada pela comemoração da saída em definitivo do Exército Português da província da Bahia em uma guerra que foi iniciada em 19 de fevereiro de 1822 e durou até julho de 1823.
Apesar da Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 ter sido declarada por Dom Pedro I, a Bahia ainda não era independente. Existiram diversos conflitos entre exércitos favoráveis ao domínio português e apoiadores do imperador Dom Pedro I na região. A esperança do fim da colonização fazia parte de quem lutava pela separação, mas houve resistência política de quem reafirmava a autoridade de Portugal.
Com a luta dos defensores da independência, as tropas apoiadoras de Portugal foram derrotadas finalmente em 2 de julho de 1823. A data desde então é referência para os baianos e, como forma de celebração, na capital e em municípios da região, são realizadas atividades culturais em homenagem à luta pela independência.