De acordo com a pesquisa realizada pela empresa, o desemprego e as dívidas com cartão de crédito são os fatores que mais influenciam nessas dívidas.
O número de pessoas com contas atrasadas ultrapassa 4,4 milhões na Bahia, no início deste ano. Segundo dados do Serasa Experian, empresa de controle do sistema financeiro, durante o mês de dezembro do ano passado, a inadimplência no Brasil registrou a primeira queda após 11 meses em alta. No entanto, na Bahia o índice aumentou.
Ainda segundo a pesquisa, a população alega que o desemprego e as dívidas com cartão de crédito são os fatores que mais influenciam nessas dívidas. As principais dívidas são com bancos e cartões, seguidos de contas de luz e água e varejo.
Na Bahia, o valor total acumulado de dívidas passa dos R$ 15 bilhões. De acordo com a pesquisa encomendada pela Serasa, dos mais de 4 milhões de inadimplentes no estado, 1,2 milhão moram em Salvador.
Empreendedores também tiveram dificuldades por causa da pandemia. Alguns investiram e pediram crédito no banco, mas não conseguiram obter retorno financeiro e acabaram com o acúmulo de dívidas.