De acordo com Jerônimo Rodrigues, o início da obra que estava previsto para 2021 custará R$ 13 bilhões, seis bilhões a mais do que o previsto inicialmente.
O Conselho de Administração do CAF, banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, aprovou uma linha de crédito de US$ 150 milhões para garantir a construção da ponte Salvador-Itaparica. Nesta segunda-feira, 18, o governo baiano informou que está em fase de negociação com a instituição.
Em nota, a Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), responsável por viabilizar as operações de crédito, transferências de recursos da União e parcerias financeiras para o desenvolvimento socioeconômico, disse que a operação de crédito aprovada pelo CAF será utilizada em parte como aporte ao Fundo Garantidor e Pagador da Ponte (FEGAP) e parte como execução direta pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEINFRA).
Ainda segundo a Seplan, o pedido do Estado da Bahia continua em análise pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que integra o Ministério da Fazenda, e ainda irá tramitar por outras instâncias da estrutura federal, como, por exemplo, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGN), antes de ser encaminhada para aprovação pelo Senado Federal.
O projeto da ponte Salvador-Itaparica estabelece que a construção terá12,4 km de extensão. O início das obras estava previsto para 2021, mas a construção ainda não foi iniciada. A pandemia e questões de reequilíbrio foram apontadas como causas da demora no avanço do projeto.
Em agosto deste ano, o governador Jerônimo Rodrigues falou a necessidade de readequações financeiras e disse que o valor atual da obra chega perto de R$ 13 bilhões, seis bilhões a mais do que o previsto inicialmente.
No final de julho, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniu em Brasília com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, para discutir sobre a ponte.
No período, nenhuma novidade sobre o assunto foi divulgada. Durante viagem à China no mês de abril, Jerônimo teve reunião com o presidente da China Communications Construction Company (CCCC), empresa responsável pela construção da ponte, para discutir aspectos técnicos e financeiros.
A ponte foi promessa de governo do atual ministro da Casa Civil Rui Costa, ex-governador da Bahia, que não foi cumprida. Nas eleições de 2022, ela também passou a ser promessa de Jerônimo Rodrigues, atual gestor do estado.