Por Fred Costa e Marcus Paulo

Os torcedores da seleção de Camacã tem dado um show no apoio ao time e a animação da torcida é um dos destaques do  Intermunicipal. A quantidade de pagantes nos jogos locais, só é comparada a cidades de  grande porte. No próximo domingo, cerca de 3 mil pessoas deverão torcer por Camacã no confronto contra Coité

Cerca de 2.000 torcedores pagaram para assistir o clássico regional Camacã x Pau Brasil no final de agosto. Um recorde local. A média de pagantes ficou próximo desse número nas demais partidas. Ontem,  29, contra Itajuípe, foi registrado mais de 1.700 pagantes. Crianças não pagam e comerciantes e torcedores que aderiram ao programa “Sócio Torcedor”, tem o acesso livre ao estádio e não entram nessa contabilidade.

Com os investimentos  feitos pela Prefeitura e a consequente boa campanha, foi criado um clima inédito de entusiasmo e apoio dos Camacenses à sua seleção. No total, de 2 a 3 mil pessoas estão comparecendo ao Ribeirão a cada rodada para prestigiar a seleção neste Intermunicipal. A renda é utilizada para pagar arbitragem e outras despesas da partida.

NOSSA TORCIDA ORGANIZADA:

Entre um pequeno grupo de torcedores que voltava para casa após o jogo da seleção de Camacã contra Itaju do Colônia, surgiu uma torcida organizada que se destacou e ganhou fama diante das demais 64 cidades que participam da maior competição amadora do Brasil. “A Furia” tornou-se uma referência dos torcedores locais. Simbolo da empolgação que tomou conta da cidade na competição deste ano.

A torcida organizada A Fúria tem cerca de 200 integrantes  e conta  com torcedores de todas as idades, inclusive crianças, como é o caso de Flávio Matheus de 7 anos, filho de Flávio – um dos idealizadores da torcida- e de Neta Ramalho,  que tem apoiado e a Seleção de Camacã nos jogos dentro e fora de casa.

Flávio Vinícius com seu filho Matheus de sete anos, torcendo pela Seleção de Camacã

“A  nossa seleção nunca teve apoio desse tamanho. Ficamos felizes em ver o Camacaense abraçar a causa, saindo de casa para prestigiar. Atualmente, nas partidas  em casa, o estádio está  sempre cheio. Nos esforçamos para acompanhar as partidas fora também. Um exemplo foi o jogo em  Itajuípe, em que fomos  parabenizamos pela própria equipe local pelo apoio que damos. Além de mim, trago minha esposa e meu filho de 7 anos. Ver as famílias no estadio para mim é um motivo de alegria”, disse Flávio Vinicius, um dos idealizadores da torcida A Fúria.

Já Bruno Lira, contou que  sempre teve o convívio com os desportistas no estádio. “Sempre gostei de futebol e desde criança vinha com meu pai para as partidas do Fluminense. Sou um atleta e esse ano não pude ajudar a seleção em campo, mas ajudo na torcida, pois é um prazer muito grande torcer pela seleção da cidade que a gente ama”.

Frequentador do Estádio Ribeirão desde criança, o atleta Bruno Lira, também está na torcida por Camacã

Antes de cada jogo no Ribeirão, um ônibus da Prefeitura passa pela Praça do Bené para levar torcedores da Furia para o estádio. Próximo ao ponto final, na casa de Mosquito do Salão e do seu irmão “Cabeça”, embarca a Charanga da Furia, que possui 12 componentes. “Vimos que nunca aconteceu isso. Nunca abraçaram a seleção de Camacã como está acontecendo este ano. Aí, nos empolgamos com esse incetivo que a seleção recebeu da Prefeitura e resolvemos ajudar Camacã e também pressionar os adversários nos nossos jogos”,  conta João Alves, o “Cabeça”, um percussionista que  trabalha no CRAS.

 

Alexandre Liu (um dos idealizadores da torcida A Fúria) , sua esposa Thamires e o filho Guilherme de 06 aninhos também agitam os estádios nos jogos da Seleção.

O Prefeito Oziel Bastos com a família e o vice Paulo do Gás, durante a partida contra Itajuípe

 

“É fundamental o apoio da torcida, nossos torcedores tem dado um ótimo exemplo de apoio, acompanhando nossa seleção em todos os jogos, dentro e fora de casa. Ficamos muito felizes com tanto carinho e dedicação” disse o vice prefeito Paulo do Gás, que já garantiu que irá enfrentar os mais de 500 Km que separam as duas cidade, para acompanhar o  jogo em Coité no próximo fim de semana, juntamente com o Prefeito Oziel e outros membros da administração.

“Nossa Seleção nunca recebeu um apoio como esse. Os Camacaenses gostam de futebol, tem bons atletas e um grande estádio, resolvemos montar um  grande projeto e já estamos entre as 32 melhores seleções da Bahia. Para nós já é um grande feito e vamos continuar apoiando a nossa seleção e o nosso esporte”, garantiu o Prefeito Oziel.

No estádio: Oziel e Paulo do Gás com o prefeito de Itajuipe, Marconi Amaral, um ex atleta que defendeu o Vitória, dentre outros clubes.

 

3ª Fase
As seleções e seus torcedores já podem se preparar para as batalhas da 3ª fase da competição. Nesta segunda-feira (30), a Federação Bahiana de Futebol divulgou a classificação final da 2ª fase e os próximos confrontos da competição (confira abaixo).
Serão 32 seleções em campo nos dois próximos domingos. Vinte e quatro delas conquistaram as vagas diretas. As outras oito avançaram com as melhores campanhas entre as desclassificadas. Camacã foi uma delas. Os jogos de ida acontecem no dia 6 de outubro. Já os de volta foram marcados para 13 de outubro.
Havendo empate em pontos ganhos ao final das duas partidas, a classificação para a 4ª fase será decidida nas cobranças de pênaltis. Dezesseis seleções seguirão para as oitavas de final da maior competição de futebol amador do país.
O ADVERSÁRIO:
Conceição do Coité possui cerca de 67 mil habitantes e fica situado na região protutora de sisal, próximo à Serrinha e a Feira de Santana. Com bom histórico no Intermunicipal, Coité foi tetra campeão seguido entre os anos de 2005 a 2008. Na campanha deste ano, o time foi derrotado em duas vezes: 3×1 para Feira de Santana dia 15/09 e para Valente também por 3×1 dia 25/08. Na segunda fase, bateu Ruy Barbosa duas vezes, 1×0 fora de casa e 3×1 em casa no último domingo.
SERVIÇO:
3ª Fase do Intermunicipal 2019
Camacã x Conceição do Coité
Hora: 15:00 H
Entrada: R$ 5,00
Criança não paga