Se não foi perfeito, foi quase. Em três partidas contra o São Paulo, o Bahia não levou gols, empatou pela Série A e eliminou o clube paulista da Copa do Brasil com duas atuações seguras. Na noite desta quarta-feira, 29, passou poucos sustos na Arena Fonte Nova e garantiu vaga nas quartas de final com 1 a 0 em um contragolpe mortal – igualzinho na ida.

O jogo

Agora, o Esquadrão espera a definição dos outros times, que estarão nas quartas de final, para que seja feito o sorteio dos jogos e, assim, conhecer o adversário. Internacional e Grêmio estão classificados.

Sem receio de se defender, o técnico Roger se armou com uma linha de cinco defensores, com Gregore no meio dos zagueiros. E a postura do Esquadrão freou o ímpeto dos paulistas durante parte do 1º tempo. A primeira chance foi de Gilberto, que ganhou da marcação num contra-ataque e chutou mascado.

As melhores oportunidades da etapa inicial, porém, foram do São Paulo. Aos 35, Helinho mandou no travessão. Nos acréscimos, Arboleda cabeceou por cima do gol de Douglas.

 

Primeiro jogo – Morumbi

O primeiro triunfo de Roger Machado fora de casa pelo Bahia demorou para chegar, mas ele veio em um momento crucial. O gol marcado por Élber, aos 27 minutos do segundo tempo, decretou o 1×0 do Esquadrão sobre o São Paulo, na noite desta quarta-feira (22), no Morumbi, e deu ao tricolor uma boa vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Agora, o Bahia precisa de apenas um empate no jogo da volta, na próxima quarta-feira (29), às 21h30, na Fonte Nova, para ficar com a vaga nas quartas de final do torneio. Antes, o tricolor recebe o Fluminense, nesse domingo (26), às 19h, também na Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro.

Atuando fora de casa, Roger manteve o esquema com três volantes e o tricolor teve que segurar a velocidade do São Paulo nos primeiros minutos. O time paulista  começou o duelo em um ritmo intenso e se lançando ao ataque. Apesar da tentativa do São Paulo de encurralar o Bahia, o time de Cuca não conseguia criar chances reais de gol e ficava apenas rondando a área tricolor. Tanto que as primeiras boas chances foram em chutes de fora da área de Luan e Tchê Tchê, que Douglas apareceu bem.

Nessa tentativa frustrada de pressionar do São Paulo, aos poucos o Esquadrão foi acertando a marcação, se soltou mais e conseguiu equilibrar o duelo. Porém, o tricolor tinha dificuldades para puxar as jogadas em velocidade e Fernandão acabou sendo pouco municiado na primeira etapa. A melhor chance do tricolor foi em chute de Douglas Augusto, que passou perto da trave de Tiago Volpi.

Antes do fim do primeiro tempo, o São Paulo voltou a assustar. Depois do cruzamento de Léo, Jonas Toró ganhou de Lucas Fonseca pelo alto e testou forte. Douglas apareceu para salvar o Bahia de novo.

Brilhou a estrela
O Bahia voltou para o segundo tempo com o mesmo time e foi o primeiro a assustar. No cruzamento de Douglas Augusto, Elton não conseguiu chegar e Tiago Volpi ficou com a bola. Aos cinco minutos, o árbitro de vídeo entrou em ação. Bruno Arleu de Araújo foi conferir na tela um possível toque de mão de Nino dentro da área. Depois de analisar o lance, o juiz deu apenas tiro de meta e mandou o jogo seguir.

A resposta do São Paulo quase veio em forma de gol. Primeiro na cobrança de escanteio fechado de Igor Gomes, que por muito pouco não surpreendeu o goleiro Douglas, e, depois, no chute de Alexandre Pato de fora da área.

Aos 19 minutos, Fernandão recebeu bom lançamento na frente e ficou no mano a mano com o marcador. O camisa 20 rolou para Nino na entrada da área que tentou encobrir Tiago Volpi, mas mandou para fora. Para deixar o ataque do Bahia mais móvel, Roger tirou Fernandão e colocou Rogério para formar o trio de ataque ao lado de Élber e Artur. A mudança deu muito certo.

Na bola esticada, Élber tocou para Rogério que desceu em velocidade. O atacante tentou se livrar da marcação e a bola acabou voltando para Élber dentro da área. O camisa 7 só teve o trabalho de escolher o canto e colocar o Bahia em vantagem, aos 27 minutos.

O Bahia se animou com o tento e quase chegou ao segundo logo depois. Primeiro na falha de Walce, que Artur não conseguiu finalizar, e, na sequência, em chute do mesmo Artur que Tiago Volpi defendeu.

Em desvantagem, o São Paulo se lançou ao ataque e chegou com perigo em dois lances com Pato. O primeiro explodiu na trave e o segundo Douglas fez grande defesa. Nem mesmo os seis minutos de acréscimos foram suficientes para tirar o triunfo do Bahia.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 0 x 1 BAHIA

SÃO PAULO – Tiago Volpi; Igor Vinícius, Bruno Alves, Walce e Léo; Luan (vitor Bueno), Tchê Tchê e Igor Gomes (Nenê); Everton (Antony), Toró e Alexandre Pato. Técnico: Cuca.

BAHIA – Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore, Elton e Douglas Augusto (Flávio); Artur, Élber (Clayton) e Fernandão (Rogério). Técnico: Roger Machado.

GOL – Élber, aos 27 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Tchê Tchê, Igor Vinícius, Antony (São Paulo); Gregore, Fernandão, Douglas Augusto, Douglas (Bahia).

ÁRBITRO – Bruno Arleu de Araujo (RJ).

RENDA – R$ 655.771,00.

PÚBLICO – 19.508 pagantes.

LOCAL – Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).

.

.

Fonte: Correio24horas