O segundo dia da avaliação será o próximo domingo, 10, quando os estudantes terão que realizar provas de matemática e ciências da natureza.

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 teve nível de dificuldade médio (dentro do esperado) e, para muitos, mais fácil do que a da edição aplicada no ano passado. Apesar disso, surpreendeu ao apresentar temas atuais, dando uma cara mais “moderna” ao exame.

Três destaques do primeiro dia (e um bônus):

  • FILOSOFIA: Um dos destaques no quesito complexidade foram as questões sobre filosofia, que apresentaram um nível mais elevado do que o da prova no ano passado, exigindo mais conhecimentos de temas técnicos.
  • LINGUAGENS: Professores avaliaram que houve poucas dúvidas em relação às questões de gramática e texto, deixando a prova com nível médio, mas mais tranquila do que a de 2023. Apesar disso, questões foram extensas e exigiram boa gestão do tempo.
  • REDAÇÃO: Texto sobre “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” não foi um tema óbvio, mas seguiu a tendência da prova e foi considerado de fácil abordagem.
  • TEMAS SOCIAIS: Em uma prova marcada por abordar temas relevantes para a sociedade, as frases de capa de cada caderno foram retiradas de obras de Carolina Maria de Jesus.

Os temas que contextualizaram as questões do exame foram o grande destaque e segundo os professores, o exame se apresentou moderno e bem antenado com questões sociais de mulheres, indígenas e negros.

O segundo dia de provas do Enem 2024 será o próximo domingo, 10, quando os estudantes terão que realizar provas de matemática e ciências da natureza.