O Dia do Motorista é comemorado em 25 de Julho, Dia de São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil.

Por Marcus Paulo

A Prefeitura de Camacã realizou um almoço em homenagem aos profissionais que trabalham com o “pé na estrada”, sejam transportando pessoas, mercadorias, ou prestando serviço para o município. A confraternização reuniu motoristas de diversos setores e funcionários da administração, neste domingo, 25, num grande almoço.

Uma das marcas da profissão do motorista, é a disponibilidade, como lembrou o condutor socorrista do SAMU Camacã, Sandro Pimentel, 47. “Mesmo de folga, estamos sempre disponíveis para alguma eventualidade. Mas é uma profissão que nos traz muita satisfação. Desde que entrei no SAMU, tem sido muito prazeroso porque a gente se apaixona pela profissão, pois temos a possibilidade de ajudar as pessoas, de poder ajudar ao próximo, principalmente nos momentos difíceis”.

O prefeito Paulo do Gás disse durante o encontro, que a intenção da homenagem era agradecer aos profissionais que, diariamente, enfrentam o trânsito nas estradas ou nas ruas. “Desempenham um papel fundamental para a sociedade, pois carregam a grande responsabilidade de transportar pessoas com toda a segurança e são um dos elos fundamentais para o bom andamento da administração pública”. Paulo estendeu a homenagem a todos os motoristas, dos setores público ou privado.

 

PADROEIRO DOS MOTORISTAS

Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”. De acordo com a lenda, São Cristóvão queria servir o rei mais poderoso da Terra e decidiu venerar o Diabo. No entanto, durante uma viagem, conheceu um ermitão que mostrou ser Jesus Cristo o “Rei dos Reis” e a entidade com mais poder no Universo.

Cristóvão abandonou a vida de luxos e maldades para seguir a “Palavra de Cristo”.

Trabalhou durante muito tempo transportando pessoas nas costas para que pudessem atravessar um rio. Certa vez, segundo a lenda, Cristóvão colocou um menino nas costas e a cada passo que dava o seu peso ia aumentando. Cristóvão disse: “Parece que estou carregando o mundo nas costas”, então o menino respondeu: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.

Assim, passou a ser conhecido como o protetor e padroeiro dos viajantes e motoristas.