Até esta quinta-feira, 13, o Lacen identificou, por meio de sequenciamento genético, doze amostras da ômicron no estado.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) registrou um aumento de 234% na taxa de positividade dos testes para covid no período entre 1º e 12 de janeiro. São mais de 3 mil exames de RT-PCR analisados diariamente. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a última vez em que a Bahia atingiu essa marca foi em outubro do ano passado.

“A gente vê hoje que o percentual tem se elevado diariamente e isso atribuímos a essa nova variante ômicron, o que é muito preocupante. Tínhamos índices baixos de positividade, mas agora já estamos vendo um reflexo de um novo cenário epidemiológico no estado”,afirmou  a coordenadora técnica dos Laboratórios de Vigilância Epidemiológica, Felicidade Pereira.

Até esta quinta-feira, 13, o Lacen identificou, por meio de sequenciamento genético, doze amostras da ômicron na Bahia, o que representa 12,5% dos 96 sequenciamentos realizados em amostras coletadas no mês de dezembro. Também foram detectadas 81 amostras da variante delta e, nas outras três, não foi possível realizar a análise.

A Bahia já realizou mais de 1,7 milhão de testes RT-PCR para detecção do coronavírus, através do Lacen. Desde 1º de março do ano passado, foram realizados 1.744.163 testes desse tipo, considerado o padrão ouro para identificar a infecção.