Há anos, várias quadrilhas juninas de Camacã mantém a ‘chama acesa’, com realização de ensaios, apresentações e até eventos próprios. Essa tradição local, sofre do mal secular das inconstâncias das políticas públicas, que alternam momentos de incentivo com anos de esquecimento.

Ontem, mais uma vez, os amantes das quadrilhas tiveram uma noite para mostrar o talento e proporcionar a comunidade, um momento de lazer.  Foi o primeiro Festival de Quadrilhas Juninas de Camacã, realizado pela Secretaria de Educação , Cultura e Lazer, que reuniu um bom público na Concha Acústica. Depois das apresentações das quadrilhas, foi a vez  do cantor Jonny, ‘O Vaqueiro na Estrada’, ‘puxar’ tradicionais hinos do forró, fazendo até o povo da arquibancada dançar.

Apesar da chuva, um bom público compareceu ao festival e aqueceu noite na Concha Acústica

Arrocha o Nó de Panelinha,  Arrasta Pé de Leoventura  e Chapéu de Palha (sede), desfilaram seus trajes e coreografias e aqueceram a noite de neblina Camacaense. “Hoje, todas as equipes receberam um incentivo da Prefeitura Municipal. Funcionou também como  uma preparação para o concurso de  quadrilhas que iremos realizar no dia 22 de junho em Panelinha. Aí sim é pra valer com premiação de R$ 1 mil para a  primeira colocada e R$ 500,00 para segunda”, contou o vice Prefeito Paulo do Gás. A Prefeitura confirmou, através das redes sociais, a apresentação do cantor Vanoly Cigano no dia 23, também em Panelinha.

O grande feito do festival foi dar visibilidade às quadrilhas que provavelmente, apesar do longo trabalho, são pouco conhecidas. Por se tratar de uma manifestação cultural sazonal, que acontece com maior frequência de ano a ano, em todo mês de junho, o incentivo público ajuda a manter as verdadeiras tradições juninas. “Esse festival foi muito bom para todos nós porque é uma oportunidade que tivemos de nos encontrar e também é uma preparação para a tradicional apresentação que iremos fazer no concurso do próximo dia 22 no São João de Panelinha”, comemorou  José Pedro, da Arrocha o Nó, que tem 26 anos de  fundação e se apresenta com 12 casais, um narrador e  mais três componentes no apoio.

O cantor Jonny, ‘O Vaqueiro na Estrada’, fez todo mundo arrastar o pé com grandes forrós

 

Cofira mais fotos do evento: