“Tenho destacado a importância de termos um representante da nossa microrregião para defender nosso desenvolvimento, as soluções, a nossa vocação para o cacau. Tudo que queremos para a nossa região,  temos que estar mendigando. Veja que as regiões que mais se desenvolveram foram as que têm representantes ocupando os espaços na política estadual e federal. Quem foram nossos últimos representantes? Luciano Santana e Euvaldo Maia ainda na década de 80”, analisa o pré-candidato pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), Miguel do PSOL, popularmente conhecido com “Miguel da Caixa”, de Camacã.

Miguel acredita que eleger deputados ‘locais’, é fundamental para reerguer  a região cacaueira, que na sua visão, tem recebido em sua grande maioria, iniciativas de curto prazo. “Quando buscamos fortalecer e desenvolver os nossos municípios temos  que implorar,  é como se estivéssemos com um  pires na mão, pedindo socorro, implorando migalhas. As ações são meramente paliativas e não resolvem os nossos problemas”.

DESAFIO

Miguel foi candidato a prefeito de Camacã na última eleição. O PSOL, seu partido, não possui deputados na Bahia. Definido como ‘Socialismo com democracia, como princípio estratégico na superação da ordem capitalista’, quase que por ironia, o partido sofre com o gargalo da grave imposição política e social que de forma secular é perpetuado pelo poder financeiro, que praticamente inviabiliza qualquer candidatura que não disponha de polpudos recursos.

“Sei das dificuldades, mas pretendo buscar as lideranças da nossa microrregião para conversar. Sei que é difícil, mas vou apresentar a idéia como algo que a gente deve debater. Não podemos ficar mais sem candidaturas próprias. Renovação também é uma das finalidades. Tem famílias que tem mais de cem anos com cargos eletivos e há um anseio da nossa população por renovação na política”.

O cacau, mola propulsora da nossa economia, é para Miguel, o principal ponto a ser fortalecido, agregando valor e superando a ultrapassada, mas ainda predominante ‘simples venda de amêndoas’, a matéria prima. “A nossa região tem potencial suficiente para conduzir o seu próprio destino. Está na hora dos governos estadual e federal reconhecerem a grande contribuição que essa região deu e ainda dá para o desenvolvimento da Bahia. Devemos buscar soluções, temos que debater com a sociedade, mas tem que haver soluções verdadeiras e não paliativas. Um ponto principal é agregar valor ao nosso principal produto que é o cacau”.

A inscrição como pré-candidato a deputado Federal, foi aprovada pelo partido e no último dia 17, Miguel fez a defesa da sua candidatura no encontro regional do PSOL em Itabuna, confirmando sua pré-candidatura pelo PSOL.