O governador Rui Costa (PT) deve anunciar logo mais em evento de pré-campanha eleitoral com aliados e militância na noite desta quinta-feira, 26, no Wet´n Wild (Paralela) que o deputado estadual Davidson Magalhães (PCdoB) e o deputado federal Bebeto Galvão (PSB) serão os suplentes das vagas ao Senado em sua chapa, que será oficializada no próximo dia 4 de agosto.

O comunista Davidson será suplente do pré-candidato Ângelo Coronel (PSD), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, e Bebeto ocupará a suplência do ex-governador Jaques Wagner (PT). A suplência de Wagner era a mais disputada entre os aliados que ficaram de fora das quatro vagas principais da majoritária. Isso porque aventa-se a possibilidade de que, na hipótese de o projeto das esquerdas vencer as eleições presidência da República, ele pode ser cotado para assumir cargo de ministro.Davidson Magalhães (PCdoB) será suplente do pré-candidato Ângelo Coronel (PSD); Bebeto Galvão (PSB) ocupará a suplência do ex-governador Jaques Wagner (PT) - Foto: Richard Silva l PCdoB na Câmara e Saulo Brandão l Divulgação

 

 

Além disso, o nome de Wagner ganhou força nos últimos dias como um possível ‘plano B’ para substituir Lula no caso de o ex-presidente ser barrado pela Lei da Ficha Limpa e não ter candidatura deferida pelo Tribunal Superior Eleitoral. Se isso vier a ocorrer a vaga já seria do PSB, abrindo caminho para a senadora Lídice da Mata (PSB). A decisão sobre as suplências ocorreu após reunião dos partidos com Rui, pela manhã.

Nota

O PCdoB soltou nota oficial em seu site anunciando a suplência. Na avaliação do partido, “a flexão eleva o protagonismo político do partido e torna mais viável a meta no projeto eleitoral de eleger três deputados federais”. Ou seja, a ideia é alavancar cadeiras na Câmara Federal, que é o que conta para fins de tempo na televisão e percentual em dinheiro do Fundo Eleitoral.

“A cláusula de barreira, como também é conhecida, obriga que os partidos alcancem 1,5% da votação dos federais em nove estados. O PCdoB pretende alcançar, no mínimo, 2% da votação neste ano e a Bahia”, diz a nota oficial da legenda confirmando, na sequência, os nomes de Alice Portugal e Daniel Almeida, ambos com mandato e que concorrem à reeleição; e Isaac Carvalho, ex-prefeito de Juazeiro, que disputa pela primeira vez a Câmara Federal.

O PSB não se pronunciou oficialmente sobre a suplência ao Senado, o que deve fazer no evento com Rui e demais aliados.

Caravana

O evento de Rui Costa, que está previsto para ocorrer às 19h desta quinta, tem por objetivo oficial coletar informações para a construção do Programa de Governo Participativo (PGP). Com essa ideia Rui já percorrer 11 municípios do interior e, às vésperas da convenção petista, chega a Salvador para um megaevento de pré-campanha que deve reunir militância, todos os integrantes da chapa majoritária.

O evento servirá, na verdade, como um dos últimos palanques políticos públicos na capital antes da propaganda eleitoral oficial, que tem início no dia 16 de agosto.

 

.

 

 

.

 

 

.

 

 

.

Fonte: A Tarde