Menu

FRANÇA: EMPRESAS E INSTITUIÇÕES DO SUL DA BAHIA PARTICIPAM DO SALON DU CHOCOLAT

Cresce a presença do chocolate brasileiro no Salão de Paris

A Bahia está representada por empresas produtoras de cacau e chocolate gourmet na 24ª edição do Salon du Chocolat, em Paris, na França, até o próximo domingo (4). Desde terça-feira (30), o evento proporciona uma imersão no mercado europeu, participação em reuniões com importadores, workshops com chocolatiers e visitas a laboratórios e lojas conceito.

Considerado um dos mais importantes eventos internacionais para o setor de chocolates refinados, o Salon inclui seminários, conferências e ações de degustação. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e de Investimentos (Apex-Brasil) registra a participação de 17 empresas da Bahia, estado que retoma fortemente a produção de cacau. Em 2017, a Bahia alcançou a produção de 83,9 mil toneladas.

O sul da Bahia está representado por marcas como Amado Cacau, AMMA, Benevides Chocolates, Cacau Cantagalo, Chocolate Jequitibá, Pestana, Chor, Duoli, Mendoá, Sagarana, Rota D’água e João Tavares, maior produtor de cacau gourmet do Brasil e responsável pela matéria-prima que encanta os principais chocolatiers do mundo.

Ecologia e Responsabilidade Social

A preocupação das empresas e instituições com o meio ambiente e com os aspectos sociais da produção é fator de destaque na produção artesanal brasileira de chocolates.

A utilização de práticas como a Cabruca, de plantação do cacau sob mata atlântica preservando a floresta, e a valorização da agricultura familiar e do trabalho decente, são exemplos de que é possível produzir e gerar lucros em harmonia social e ambiental.

A Biofábrica, situada em Ilhéus, produz 4,4 milhões de mudas de cacau ao ano, e com apoio do governo do Estado da Bahia, incentiva a produção familiar com o repasse gratuito de mudas aos pequenos produtores e assistência técnica para a produção agrícola.

Além disso, financia escolas e atua junto a movimentos sociais para produção de cacau e chocolate, dentre outras culturas. O

Assentamento Terra Vista é um exemplo desta relação e envolve 56 famílias na produção de cacau e de chocolate de forma sustentável, cuja marca de mesmo nome participa pelo 4º ano seguido no Salon du Chocolat, em Paris, com premiação internacional.

Eliomar Melo com o diretor-geral do Instituto Biofábrica de Cacau, Lanns Almeida e o classificador de amêndoas da Ceplac Bahia, Herbert Ferreira, foram destacados para representar a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia-SDR, no Salon Du Chocolat.

Para Eliomar Melo, do Instituto Ecobahia e agente de desenvolvimento rural e representante da Terra Vista no evento, “O chocolate que é vendido numa feira como essa, representa muito mais do que um produto, mas uma história de vida de pessoas engajadas em preservar o ambiente, a cultura e os saberes ancestrais dos povos brasileiros”.

“Longas reflexões, longas observações de todo o nosso potencial, e do quanto chama a atenção quando falamos que somos da Bahia e do Brasil. Preservamos a Mata Atlântica (podemos melhorar ainda mais), as principais matrizes e portas sementes, as principais nascentes dos principais afluentes dos grandes rios, a fauna e a flora, os ativos ambientais, o respeito às localidades. Vamos avançar sempre, com o Governo do Estado sempre apoiando a nossa cultura e as nossas ações, muitos bons frutos estão vindo e virão mais e mais”, escreveu em suas redes sociais  Eliomar, o Xixão, que é de Pau Brasil.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *