O vereador Elder Santos Almeida, o “Nego Elder” propôs em rede social que o governador Rui Costa utilize de sua liderança para reverter a decisão de Cuba de tirar milhares de médicos do país, com a criação de consórcios interestaduais, para garantir atendimento médico aos brasileiros que são atendidos pelos médicos da ilha.i
“Temos legislação para que autarquias inter federativas no Brasil assumam gestão de algumas políticas e a saúde é uma delas. Rui desde que era secretário incentivou essa política por todo o Estado. Temos as universidades, os institutos federais, as prefeituras e os governos estaduais que agora tem que tomar uma decisão enérgica, viável e rápida. É na crise que se oportuniza a aparição de líderes. Nosso governador tem musculatura política, energia e competência pra fazer frente a essa crise”, declarou o vereador.

Com forte atuação política regional, o vereador propõe saídas para a permanência dos médicos cubanos no Brasil

“Reivindicar, protestar, chamar pra responsabilidade é dever de todos nós, até porque quebrar esse acordo de cooperação é um acinte, mas aos governantes o papel é ainda maior, é resolutivo. Fui Secretário executivo do CIMA, não sou advogado e não tô vendendo facilidade, mais algo tem que ser feito e enxergo nessa minha proposta, um caminho possível. É apertarmos o cinto, chamar os municípios à responsabilidade e por no papel, já”, afirmou  Nego Elder.
Elder justifica ainda, que os médicos Cubanos representam pouco mais da metade dos médicos existentes no programas e estão presentes principalmente nas cidades com alto índice de vulnerabilidade social. “São milhares de municípios e dezenas de estados. A situação preocupa bastante aos gestores municipais”.
Segundo o vereador, o presidente eleito Jair Bolsonaro, quer que cubanos revalidem diplomar para continuar no Brasil e ante as  ameaças e críticas do futuro governante do Brasil,  Cuba decidiu sair do projeto de colaboração da OPAS com o Mais Médicos.. “Para trabalhar no Brasil tem de revalidar o diploma. Antes de fazer prova de revalidação tem de ter visto permanente que precisa pela lei atual estar casado ou ter filho no Brasil para conseguir o visto”.