Diversas ruas ainda estão sem energia e água encanada. Na Fundação, as cirurgias marcadas para amanhã, foram canceladas

Por Fred Costa

Casas destelhadas, falta de água, energia e internet, queda de árvores, rompimento de tubulações e desabamento da cobertura da feira livre, são alguns dos estragos causados pelo vendaval e fortes chuvas que atingiram Camacã e boa parte da Bahia no último sábado. Muitas famílias ficaram desabrigadas e a Prefeitura Municipal de Camacã decretou Estado de Emergência.

Uma tubulação da Embasa se rompeu e a empresa  informou que não tem “previsão exata” da normalização do abastecimento, citando inclusive, a falta de energia com empecilho. “Fui na Embasa e me disseram que o problema era a falta de energia da Coelba. Fui na Coelba, eles negaram e ligaram direto para Embasa pedindo o protocolo dessa ocorrência e disseram que a Embasa não  informou. Não abri meu comércio hoje por falta de água e eles ficam empurrando o problema para outros”, disse um comerciante.

As distribuidoras registraram um grande aumento do consumo de galões de água. Em vários mercados, o estoque acabou ainda no domingo

 

A cena mais comum na cidade são os entulhos de telhas quebradas. Já no domingo, esgotou-se todo o estoque de eternites da cidade. Populares acusaram comerciantes de se aproveitar do desastre para aumentar os preços das telhas de forma abusiva.

Em São João do Panelinha, distrito  de Camacã, além de danificar várias casas, grande parte do Galpão da Feira Livre que funciona aos domingos, veio abaixo, na noite de sábado,  exatamente no momento exato em que alguns feirantes montavam suas barracas  para trabalhar no dia seguinte. Ninguém ficou ferido. Algumas barracas foram mudadas de lugar e a feira funcionou normalmente.

No domingo, 09, a Prefeitura decretou Emergência e anunciou “providências imediatas tendentes a debelar ou diminuir os problemas ocasionados, visando minorar os efeitos do flagelo, solucionando ou minimizando as adversidades e as dificuldades dos munícipes atingidos pela catástrofe, cabendo-lhe ainda a obrigação inescusável de restaurar a normalidade de suas vidas”.

“Desde o sábado, 08, estamos dando assistência a todas as famílias atingidas pelo vendaval,  mas hoje a busca foi muito grande. O prefeito decretou Estado de Emergência e já distribuímos uma grande quantidade de telhas de amianto. Já foram cadastradas mais de 50 famílias para que possamos solucionar a situação de cada uma delas” disse, Ana Clébia, Secretaria de Assistência Social.

José Oliveira, Chefe da Defesa Civil, informou que a prefeitura adquiriu mais telhas em Itabuna. “Estamos fazendo a distribuição em Camacã e nos distritos, mas o dano maior foi na Cidade Alta. Sabemos do sofrimento, mas pedimos um pouco de entendimento à população por que as telhas acabaram ainda no domingo”.

A prefeitura precisou adquirir, em Itabuna, um caminhão de telhas de amianto, para socorrer a população atingida

 

AGORA

Por volta das 17:ooh  a energia foi restabelecida no Bairro Antônio Elias Ribeiro  e na Avenida Dr. João Vargens.  Já nas ruas 2 de Julho e Rui Barbosa no Ponto Final, a água voltou a cair nas torneiras das casas. A Cidade Alta ainda está sem água e na Fundação Hospitalar, ainda há água no reservatório, mas sem abastecimento, as cirurgias marcadas para esta terça, 11, foram canceladas. As residências do entorno da Praça Mário Batista, permanece sem água.

 

SERVIÇO:

Embasa: 3283.1260

Coelba: 0800 071 0800

Prefeitura Camacã: 3283 -3800

Defesa Civil: 99822.2146

Fundação Hospitalar: 3283-1788

Água em galões: 3283-1210