A Secretaria Especial de Modernização do Estado, sob comando de Márcia Amorim, pretende simplificar a vida das pessoas que necessitam de suporte do governo federal. Márcia disse à EBC que o esforço será dar mais agilidade e utilidade aos órgãos públicos para o cidadão.

 

Ela ressaltou que uma das principais determinações do presidente Jair Bolsonaro, reiterada por ele em Davos (Suíça), é adotar medidas para desburocratizar uma série de ações. “A nossa ideia é que o cidadão perceba por meio da simplificação e agilização de serviços mais simples de serem utilizados”.

“A gente quer diminuir a jornada do cidadão em busca de soluções. A nossa ideia é trazer serviços mais simples, ágeis, acessíveis e que sejam úteis efetivamente”, diz. As ações estão em fase de planejamento e reúnem um esforço conjunto de vários ministérios empenhados em desburocratizar os serviços.

“Vamos buscar ações nos próprios ministérios. Há ações de relevância nacional que impactam diretamente esse cidadão e que nós queremos tirar do papel. Em breve, muito breve, vocês vão receber informações sobre alguns desses projetos”.

Uma das ações já articuladas é a criação de uma base digital envolvendo os ministérios da Justiça, Economia, Ciência e a Secretaria-Geral da Presidência. A ação vai unificar documentos como RG, CPF, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e Certificado de Reservista.