Após reunião com representantes da Prefeitura de Camacã, Coelba inicia revisão da rede de alta tensão. Só este ano foram 5 rompimentos na área urbana, com uma vítima fatal

 

Por Marcus Paulo

 

O primeiro susto aconteceu na manhã do dia 11 de janeiro, quando a um fio de alta tensão se rompeu em plena Avenida Dr, João Vargens, principal ponto do comércio local. O cabo caiu numa calçada de grande movimento, em frente a lojas e bancos. Por sorte, não atingiu pedestres, apenas veículos.

No último domingo, 17, o rompimento de mais uma cabo, teve um fim trágico: Marcos Silva Pereira foi fatalmente atingido, quando passava de moto na mesma avenida, em direção a Rua Alto Sumaré, também no centro da cidade.

As chamas que consumiram o corpo por cerca de hora, sem que ninguém pudesse se aproximar, pois o cabo energizado faiscava, causou grande comoção na cidade e as fotos e vídeos foram amplamente divulgados nas redes sociais.

Logo na manhã do dia seguinte, outro fio se rompeu na Curva da Viúva. Trabalhadores que iam para a Fábrica Sua Cia e estudantes, trafegavam na via. O alarme se ampliou na cidade.

Tal qual um filme de terror e ficção científica, na quarta-feira, 20, quase que de forma inacreditável, outro cabo de alta tensão caiu próximo ao Hospital Amec. Já na Cidade Alta, moradores registram mais um fio caído. Foram quatro rompimentos em locais movimentados em apenas três dias.

Na segunda, 18, o prefeito Oziel informou que havia solicitado providências junto à Coelba. Ontem, 21, uma equipe da Prefeitura de Camacã, formada pelo Vice-prefeito Paulo do Gás, Chefe de Gabinete Eudes Rocha, Secretário de Administração Neilton Bahia e do pelo Procurador Geral do Município Adonias Júnior, foi recebida pelo Gestor da Unidade de Atendimento Região Sul Paulo Roberto Vieira e o Gerente Regional Sul Leonardo Silva.

Representantes de prefeitura de Camacã, foram recebidos por dirigentes da Coelba

 

PROVIDÊNCIAS:

Foi informado que de imediato, haveria uma completa revisão da rede, com mudanças de cabos.  De fato, uma equipes da empresa chegou no meio da semana à Camacã e está executando serviços. Os representantes de Camacã, também questionaram sobre a assistência à família de Marcos Silva. A Coelba garantiu que está prestando o auxílio.

O Folha do Cacau chegou a marcar uma entrevista com familiares de “Marquinhos” como era conhecido a vítima, mas, os mesmos mudaram de ideia e informaram que foram orientados pelo advogado a não dar a entrevista. Enviamos alguns questionamentos à Coelba, relativos  às causas da assustadora frequência de rompimentos de fios de alta tensão na área urbana da cidade. Também indagamos se há possibilidade ou um plano da fornecedora para a troca dos atuais cabos,  por fios protegidos ‘multiplexados’, mais modernos e seguros, e, estamos aguardando o retorno.

 

Equipes da Coelba começaram a executar os serviço de revisão da rede e substituição de cabos