Nove pessoas foram presas neste sábado (20), em uma ação conjunta das polícias Civil e Militar de Eunápolis, acusadas de envolvimento na invasão à fazenda Sítio Esperança, de propriedade da Veracel Celulose, e ataque a funcionários de uma empresa terceirizada contratada para fazer a segurança da área rural.
Conforme informações das polícias, as prisões, dentre elas a de um advogado, ocorreram em cumprimento a um mandados de prisão temporária expedidos pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Eunápolis, Heitor Awi de Attayde. Inicialmente, os acusados ficarão presos por um período de cinco dias, mas o prazo pode ser prolongado dependendo do desenrolar das investigações.
De acordo com a informação, o grupo investigado, armado com foices e facões, tomou violentamente a posse da fazenda Sítio Esperança no dia 02 deste mês. Na ocasião, os acusados atacaram vigilantes que faziam a segurança da área, alguns seguranças ficaram feridos e três deles precisaram de atendimento médico. O bando ainda incendiou seis carros da empresa terceirizada GPS.

Os seguranças foram atacados com foices e os carros foram incendiados.

Pouco tempo depois, o bando cortou árvores de uma plantação de eucalipto e obrigou maquinistas de uma outra empresa a realizar trabalhos numa estrada para permitir acesso ao local.
De acordo com a polícia, foram presos Geraldo Pereira dos Santos, Rogério Silva da Rocha, Derolino Pereira dos Santos, Nival Miguel da Silva, Raimundo da Rocha, Cláudio Francisco de Oliveira, Nilson de Oliveira Gonçalves e Adenildo Batista da Rocha, além do advogado Mário Júnior Pereira Amorim. Outro envolvido, conhecido como Valdomiro, não foi encontrado e já é considerado foragido da Justiça.