Por Fred Costa

Agentes da Guarda Municipal participaram de uma palestra com Juiz Federal que explanou questões ligadas às éticas nas situações do cotidiano da GCM

Aconteceu na manhã desta quinta feira (12), uma palestra com Juiz Federal TRF-1, Dr.  Wilton Sobrinho. O tema central baseou-se na ética e nos direitos e deveres de um servidor público da área de segurança pública.

Além da Guarda Municipal, estavam presentes representantes da Polícia Militar, o Vice-Prefeito Paulo do Gás e o Chefe de Gabinete Eudes Rocha. Durante a palestra, Dr. Wilton abordou temas como incompatibilidade de funções e citou como exemplo um guarda de trânsito que tem um trabalho secundário em uma outra empresa,  mas se aprofundou no assunto da ética profissional.

Dr. Wilton Sobrinho

“A ética profissional nem sempre é lei mas deve ser seguida, pois a sociedade vê seu comportamento e isso influencia na forma que a sociedade os enxerga. Influencia também, para que vocês sejam abordados ou não por transeuntes para pedir favores que o beneficiem.  Já  a ética e moral, é relacionada aos costumes comunitários, recebe influencias por parte de questões como religião, etc… Espero que vocês aproveitem esse momento e usem o conhecimento no dia a dia, se coloque no lugar do próximo, pois as leis sevem para todos. Uma ação inusitada, pode custar caro e levar a um processo administrativo disciplinar (PAD), que pode ir de uma simples advertência, a uma perda do cargo e ou uma prisão”, informou.

Wilson salientou que, em contrapartida, o comportamento integro, dará a credibilidade e o repeito perante a justiça e a sociedade. “Inclusive, isso é uma vertente para que o GCM possa questionar por exemplo, melhores condições de trabalho e até mesmo a remuneração”, disse.

O vice Prefeito Paulo do Gás falou sobre a importância de participar de uma palestra desse nível.

“Uma palestra com esse tema, tendo como palestrante um profissional com o conhecimento teórico e prático do Dr. Wilton, é muito proveitosa e serve tanto para uso profissional, quanto para o dia a dia. Fico feliz em ver nossa Guarda cada vez mais preparada”, afirmou o Vice Prefeito Paulo do Gás.

O Tenente Laytynher falou sobre a importância da palestra e entregou o certificado de participação ao GCM Ramos

“Uma palestra desse porte é muito importante não só para a Guarda Civil Municipal, mas para todos ali presentes, a palestra ministrada pelo Exmo. Sr. Juiz Federal Wilson Silva, serviu como um norte para a GCM, abordando temas como Ética Profissional, Conduta do Servidor Púbico, Abuso de Autoridade, Porte de Arma de Fogo, entre outros. Palestras como essa demonstram o compromisso do Comando da Guarda, bem como, da Prefeitura Municipal de Camacã, para com a sociedade Camacaense, que poderá contar com profissionais sempre preparados”, disse O Tenente Laytynher.
No final da palestra, os Guardas receberam o certificado, e o GCM Morais, articulador da vinda de do juiz federal, agradeceu aos guardas participantes, ao Dr Dr Wilson, a PM e ao vice prefeito Paulo do Gás.