Por Fred Costa

A unidade da Base Descentralizada SAMU de Camacã, está recebendo os preparativos finais para ser inaugurada.  

CAMACÃ: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) será inaugurada no início de outubro e terá atendimento 24:00 horas, 07 dias por semana e inicialmente contará com 12 funcionários, sendo  05 técnicos de enfermagem, 04 condutores, 01 coordenador, 01 auxiliar administrativo e 01 de serviços gerais. Quando passar a ser uma Unidade de Suporte Avançado (USA), além dos já existentes, serão adicionados, 07 enfermeiros, 07 médicos e mais 04 condutores.

O SAMU funciona como suporte para garantir atendimentos mais rápidos e eficazes com uma equipe de socorrista e ambulância à disposição. A base fará atendimentos de chamadas via o número 192. A unidade de Camacã, futuramente, poderá atender também, a outros municípios da nossa micro-região.

No próximo mês, quando for inaugurada, a base significará a expansão dos serviços de saúde e  irá beneficiar a população Camacaense, preenchendo essa lacuna de assistência na área da saúde.

A equipe de atendentes passando por treinamento.

O Base do SAMU CAMACÃ é uma extensão da Regional Itabuna e vai garantir à nossa população, a utilização dos recursos do SAMU 192

A BASE DESCENTRALIZADA SAMU CAMACÃ, FICA MA RUA ANA MOURA, NO BAIRRO JOANA ANGELICA, AO LADO DO CRAS

COMO FUNCIONA O SERVIÇO?
Ao ligar para o 192, o solicitante será atendido pela TARM ( Técnica Auxiliar de Regulação Médica), a mesma preenche a ficha do paciente com endereço, qual a urgência ou emergência a ser atendida, em seguida transfere a ligação para o médico regulador e este acionará o serviço mais adequado à aquela solicitação. Além disso, o mesmo pode dar orientações de como atender a vítima enquanto a ambulância se desloca.

“A população de Camacan sempre almejou em ter os serviços da SAMU na cidade, uma vez que este facilitará no atendimento de urgência quando necessário. Estamos muito felizes e realizados com mais essa conquista para a nossa população”, disse o prefeito Oziel.

A coordenadora Elaine destacou a importância do uso consciente do serviço

“O SAMU Camacã é um sonho realizado. Feliz de nós que podemos agora tê-lo em nossa cidade. É importante lembrar que o uso consciente é fundamental para que o serviço funciona bem”, disse Elane Cordeiro de Almeida, coordenadora da base descentralizada SAMU Camacã.

VEJA EM QUAIS CASOS O SAMU PODE SER SOLICITADO:   

* Acidentes
* Falta de ar intensa
* Suspeita de AVC
* Engasgo
* Dor no peito de aparecimento súbito
* Desmaios
* Crises convulsivas
* Tentativas de suicídio
* Trabalho de parto em que haja risco de morte para a mãe ou o bebê 
* Quedas acidentais
* Surtos psiquiátricos

SERVIÇO:  Como solicitar?  Ligue 192