A prefeitura de Salvador anunciou nesta sexta-feira, 3, a compra imediata de 100 mil testes rápidos que podem diagnosticar a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em até sete minutos. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) e o primeiro lote do insumo deve chegar na próxima semana.

De acordo com a prefeitura, neste primeiro momento, os trabalhadores de saúde da rede pública que atuam na área de urgência e emergência e idosos acolhidos em abrigos na cidade serão submetidos aos testes. Em sequência, os exames serão realizados através de uma parceria entre a Transalvador e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com a realização de blitzes para aferição da temperatura das pessoas. Os indivíduos que estiverem com o quadro febril – acima de 37,8 ºC – serão submetidos à testagem.

Conforme o prefeito ACM Neto, o paciente submetido ao teste rápido recebe o resultado via mensagem de texto no celular. Em caso positivo, a pessoa será orientada a iniciar o isolamento domiciliar de imediato e um novo exame de contraprova será realizado no Laboratório Central. “Essa ação visa ampliar a quantidade de testes, que é fundamental nesse momento. Aqueles locais que ampliaram os testes conseguiram alcançar resultados melhores no enfrentamento ao coronavírus”, explicou ACM Neto, por meio de nota divulgada pela Secom.

“A realização da testagem rápida permitirá a identificação de pessoas infectadas pelo vírus e o encaminhamento imediato desse paciente ao isolamento social. Países como Coréia do Sul e Cingapura que adotaram essa estratégia tiveram resultados muito bons. Nossa expectativa com a medida é achatar ainda mais a curva epidemiológica na cidade”, acrescentou Leo Prates, secretário municipal da Saúde, ainda em nota da Secom.