Idosa de 97 anos é curada de coronavírus e segundo a médica, a paciente foi tratada com cloroquina, antibióticos, diuréticos e corticoide.

Uma aposentada de 97 anos recebeu alta de um hospital privado na capital paulista neste domingo ,12, após ser curada do novo coronavírus (Covid-19). Gina Dal Colleto é uma das pessoas mais velhas a se curar da doença no Brasil.

Segundo os médicos, Gina foi internada no dia 1º de abril com sintomas como falta de ar, tosse e confusão mental.

“Ela estava muito fraca, com a oxigenação em 75%, quando tem que ser, no mínimo, 93%. Trouxemos ela imediatamente para a UTI, onde ficou por cinco dias”, explica Ludhmila Hajjar, cardiologista e intensivista do Hospital Vila Nova Star.

Gina foi diagnosticada com o vírus Influenza, causador da gripe comum, e também com o Sars-CoV-2, o vírus da Covid-19.

Além da idade avançada, outro fator de risco da paciente era um problema no coração. “Ela tem dois stents e o coração também foi afetado pelo coronavírus. A paciente teve inflamação cardíaca e pulmonar”, afirma a cardiologista.

Segundo a médica, a paciente foi tratada com antibióticos, diuréticos, corticoide e cloroquina. “A cloroquina foi usada por cinco dias, com a paciente internada e sob uma avaliação criteriosa de eventos adversos que poderiam ser causados pelo medicamento, e que, felizmente, não aconteceram com esta paciente”, explica a intensivista.