Desenvolvidos pelo Senai-Cimatec, dois túneis de desinfecção serão instalados nos hospitais Costa do Cacau, em ilhéus, e Calixto Midlej Filho, em Itabuna, ambos voltados exclusivamente para o atendimento de pacientes da COVID-19. Os equipamentos, projetados para ofertar mais segurança para os profissionais de Saúde  das unidades hospitalares, saíram na manhã desta sexta-feira (1) de Salvador e serão instalados a partir deste sábado (2).

Os túneis possuem formato de um corredor de 2,5 metros, pelo qual o profissional de saúde passa ao final do seu expediente, antes da retirada do Equipamento de Proteção Individual (EPI), para a desinfecção. Cada equipamento possui estrutura de alumínio, com tubulação de PVC, uma bomba de alta pressão e bicos aspersores que fazem o processo de nebulização de uma solução de hipoclorito.

O secretário estadual do planejamento, Walter Pinheiro, afirmou que trata-se de um equipamento inovador, que vai garantir mais segurança para os profissionais de Saúde que estão na ponta, prestando atendimento às pessoas com sintomas da COVID-19. “A gente sabe que o Coronavírus tem infectado profissionais no mundo inteiro e é muito importante proporcionar esta segurança no ambiente hospitalar. Três destes túneis estão funcionando em Salvador: Hospital Espanhol, Hospital Santo Antônio (das Obras Sociais Irmã Dulce) e Instituto Couto Maia. Outras unidades de Saúde também receberão túneis de desinfecção”, disse.

O equipamento foi desenvolvido sob a supervisão do infectologista Roberto Badaró, pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai-Cimatec. “A gente sabe que cerca de 50% da contaminação do profissional da área da Saúde ocorre não no contato com o paciente, mas quando ele vai tirar a capa, o gorro, a máscara, ou seja, quando ele vai se desparamentar. Ao passar pelo túnel de desinfecção e receber o spray, o profissional pode retirar estes equipamentos de proteção individual sem risco de contaminação”, explica Badaró.