O ex-prefeito de Jussari, Valnio Muniz, 54 anos, filiado ao PT desde 1988, “defensor das pautas da esquerda com uma notória contribuição pública para o desenvolvimento econômico, social, político e de saúde do município de Jussari, principalmente, da luta por melhores condições de vida do povo pobre de Jussari”, registrou no dia 17 de abril de 2020, o seu pedido de inscrição de pré-candidatura a prefeito de Jussari pelo PT através de uma carta de solicitação enviada para o Diretório Municipal do PT/Jussari e a Executiva Estadual do PT/BA, respectivamente.

Na oportunidade, o ex-prefeito  e  agora pré-candidato do PT a prefeito de Jussari, falou da importância da sua pré-candidatura à prefeitura de Jussari: “Eu me sinto honrado por estar tendo de novo a honra de ser convidado para disputar as eleições de 2020 pelo povo carente de Jussari, pelos petistas, por todos que sempre acreditaram e continuam acreditando no meu potencial político, nas minhas administrações anteriores enquanto prefeito de Jussari e que defendem o meu nome para concorrer à prefeitura de Jussari pelo PT por reconhecerem que luto por melhores condições de vida e de dignidade para o povo humilde, tanto do meu município. Eu, coloco o meu nome à disposição do Diretório Municipal do PT de Jussari e da Executiva Estadual do PT/BA, com objetivo de disputar, as eleições municipais de Jussari em 2020”.

Valnio Muniz foi vice-prefeito de Jussari (1993 a 1996), prefeito de Jussari durante dois mandatos (nas gestões de 1997 a 2000 e de 2013 a 2016) e, além disso, segundo Valnio, aglutina o apoio dos movimentos sociais, do MST, MTST e das bases sindicais existentes em Jussari.

Em 2016, quase foi reeleito prefeito de Jussari, pois teve 44% dos votos válidos, perdendo por somente 128 votos. Com esse histórico de “bom de urna”, a pré-candidatura de Valnio, na avaliação de correlegionários, “é a mais apta para vencer o atual prefeito de Jussari”.

Valnio Muniz e Josias Gomes, Secretário Governo Estado