Sem interações com familiares nas visitas sociais presenciais, por conta da pandemia, o Conjunto Penal de Itabuna (CPI) está promovendo atividades com os internos. Uma dessas atividades, o projeto Cinema Legal, tem sido realizada nos pavilhões e anexos e tem levado alegria e descontração para reeducandos e reeducandas nesse momento de maior isolamento social, mantendo o distanciamento e tomando os cuidados necessários, uma vez que nem todos habitam os mesmos espaços. “Sabemos que muitos fazem parte de uma população que nunca esteve em um cinema, então buscamos reproduzir ao máximo o ambiente de uma sala de projeção. Até a pipoca está garantida”, afirma a coordenadora do Corpo Técnico do CPI, Rajany Mororó.

O projeto tem acompanhamento de técnicos da unidade prisional, a exemplo de psicólogos, assistentes sociais e terapeuta ocupacional. Os títulos são escolhidos buscando agradar ao máximo o gosto dos espectadores – ação e aventura são os mais pedidos – observando sempre se a obra passa uma mensagem de crescimento individual e coletivo, se reforça valores sociais e se estimulam reflexões e pensamentos positivos.

De acordo com a direção do presídio, além do Cinema Legal, diversos outros projetos são desenvolvidos pelos profissionais da empresa Socializa, que faz a operacionalização do Conjunto Penal de Itabuna, em regime de cogestão com o Governo do Estado. Entre esses projetos estão o “Tardes Musicais”, “Visitas Virtuais, Vínculos Reais”, “Cartas Sociais Online” entre outros.