No início de dezembro, a companhia aérea Azul confirmou novos voos de grandes capitais para Ilhéus durante o verão, principalmente no mês de janeiro. A ideia é aproveitar a alta do turismo na região, principalmente nesta temporada, para conseguir aumentar o número de passageiros. Isso também é uma boa notícia para a cidade, que investe para que o turismo tenha cada vez mais impacto na economia local.

Segundo a própria empresa de aviação, as rotas para Ilhéus virão principalmente de Salvador, que é um dos aeroportos mais importantes de todo o Nordeste. Entretanto, o aeroporto receberá vôos de capitais de outras regiões como Vitória, São Paulo e Rio de Janeiro. O objetivo da empresa é conseguir alcançar o máximo de turistas possíveis.

Durante 2019, em reunião realizada na Rede Bahia em Salvador, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, comentou sobre alguns dos planos da cidade para incentivar o turismo. Ele afirmou que, além dos investimentos em infraestrutura e requalificação de patrimônios históricos, existiam outras ações para incentivar o turismo que iriam acontecer no futuro. A notícia da Azul pode ser entendida como um resultado positivo disso tudo, e é algo que vai ajudar no futuro da cidade.

Além das rotas diretas para as grandes capitais, Ilhéus também ganhou novos voos vindos de Porto Seguro e que devem facilitar a chegada de turistas à cidade. Fora as três regiões que citamos anteriormente, Ilhéus estará na rota de outros 16 destinos, incluindo Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre. Ou seja, serão voos de quase todas as regiões do Brasil.