A pandemia demonstrou que as ondas vêm e vão. enquanto todo planeta não estiver vacinado, corremos riscos”- Tereza Paim. secretária da Saúde da Bahia em exercício.

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) já desmobilizou 1.657 leitos para pacientes com Covid-19 após a redução no número de infectados no estado. O órgão de saúde afirma que a maioria foi revertida para atender pacientes com outras doenças.

Após receber 2.840 pacientes, o Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador, foi desmobilizado. A unidade, montada para ser uma das referências para atendimento a pacientes diagnosticados com Covid-19, funcionou em dois períodos no local: no ano de 2020, no período de 7 de junho a 16 de outubro, e em 2021, de 4 de março a 6 de setembro.

Com a desmobilização do hospital, que chegou a contar com 200 leitos, os equipamentos serão redistribuídos para as diversas unidades de assistência da rede da Sesab. Apenas o tomógrafo ficará até dezembro no espaço cedido pela Arena Fonte Nova, caso haja uma eventual necessidade de reativação da unidade. A rede de gases também será mantida.

“A pandemia demonstrou que as ondas vêm e vão. A gente tem visto os Estados Unidos, o Reino Unido, alguns países já mostram sinais que parece que agora a gente consegue controlar, mas enquanto todo planeta não estiver vacinado, corremos riscos”, disse a secretária da Saúde da Bahia em exercício, Tereza Paim.