De acordo com o Auto de Prisão em Flagrante nº 10008159-70.2021.4.01.3311, o Vereador Aderlan Gomes (PP), do município de Ibirapitanga, também conhecido como o “Jovem da Humildade” e que também é sobrinho do Prefeito de Ibirapitanga, Junilson Gomes (PSD), foi preso na Operação da Polícia Federal no dia 27 de setembro de 2021, na cidade de Teolândia (Sul da Bahia) com dezenas de notas falsas com a intenção criminosa de colocar em circulação dinheiro que sabia não ser verdadeiro.

Além do crime de notas falsas, o Vereador Aderlan Gomes incidiu no crime de corrupção de menor, pois a participação criminosa contava com a presença de um adolescente. As penas somadas poderão ultrapassar 16 anos de prisão.

O vereador foi preso em flagrante num agência dos Correios

Narra ainda o Auto de Prisão que as notas foram obtidas pelo site da internet e eram retiradas nos Correios por meio de procuração que o vereador tinha feito de próprio punho, autorizando que o menor retirasse a encomenda criminosa.

A equipe da Polícia Federal foi dividida em duas e aguardou o comparecimento do Vereador, que após receber a encomenda a prisão foi realizada e explicado que a Polícia Federal tinha informações que as notas eram falsas e que seria feito a abertura da encomenda em sua presença.

Diante dos gravíssimos fatos e pela confissão espontânea em sua rede social, no qual o vereador pediu desculpas aos seus eleitores, foi protocolada no último dia 17,  denúncia requerendo o afastamento provisória da função legislativa e posteriormente o afastamento definitivo.

De acordo com o regimento interno são necessários 6 votos dos 11 vereadores que compõe a Câmara e 8 votos para afastamento definitivo e uma vez em posse da Denúncia, a Presidente da Câmara deverá providenciar a sua leitura na primeira Sessão Ordinária, consultando o Plenário sobre o seu recebimento, ou seja, a Câmara de Vereadores deverá decidir sobre o afastamento provisório do vereador Aderlan Gomes.