“Somos municípios parceiros. Houve uma explicação do prefeito Ferlú alegando que tínhamos negado cascalho. Nunca houvi falar que água fosse motivo de escambo. Água não serve para troca. Fiquei surpreso. É um caso sem precedentes. Deve ser os 15 segundos de maluquice”. Valete – Prefeito de Jussari.

Desde a década de 70, quando a adutora foi construída, o município de Jussari é abastecido com a água do Rio Aliança que possui suas nascentes e afluentes entre os municípios de Jussari e Arataca.

Mas, nesta segunda-feira, 24, os jussarienses foram surpreendidos com o fechamento da adutora que leva água para o município e com um informativo da Prefeitura Municipal de Arataca colocado no local, informado que prepostos de Jussari haviam impedido que Arataca retirasse cascalho no território de Jussari.

A  POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS tem entre seus fundamentos:

I – a água é um bem de domínio público;

IV – a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas;

VI – a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.

O prefeito de Jussari, Antônio Valete informou que também ficou surpreso e que embora não saiba informar o motivo que levou ao fechamento, irá averiguar a situação e buscar uma solução o mais rápido possível .

“O município de Arataca sempre foi considerado um município irmão de Jussari. Vários munícipes de Jussari trabalham em Arataca e vice-versa. Arataca também faz parte do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) e sempre trabalhamos em sistema de cooperação mútua. Esse sistema tem funcionado desde antes da emancipação dos nossos municípios. Mas estarei entrando em contato com o Prefeito Ferlú e com os órgãos responsáveis uma vez que a água é um bem essencial para a vida e nesse período pandêmico é ainda mais necessária. Tenho certeza que logo em breve esse problema será resolvido e que continuaremos a trabalhar de forma conjunta pelo bem da nossa população”, informou Valete.

Umas das preocupações mais urgentes, é que postos de saúde e hospitais começarão a ser atingidos. “Mas os mais atingidos são as pessoas mais humildes que não podem reservar muita água. Não entendo o que passou na cabeça do meu colega Ferlú. Acho que foi aqueles 15 minutos de loucura que todos dizem que a gente tem direito a ter por dia”, disse Valete.

Valete ainda lembrou que municípios com Salvador recebem água de Pedra do Cavalo, São Félix, Cachoeira. “Foi uma barragem em Itapé que atende a Itabuna. Imagine se esses prefeitos resolvem fechar as adutoras que levam água para esses municípios?”, questionou Valete. “Estamos vivendo um momento de excesso de água. Se fosse um momento de escassez e que a capitação de água por Jussari estive prejudicando Arataca, seria discutível encontramos uma solução para o problemas, mas uma interrupção dessa natureza…?”, completou Valete em entrevista a uma TV.

“O município de Arataca sempre foi considerado um município irmão de Jussari, entrarei  em contato com o Prefeito Ferlú e com os órgãos responsáveis uma vez que a água é um bem essencial para a vida e nesse período pandêmico é ainda mais necessária”-  Antônio Valete, prefeito de Jussari.

Comunicado da prefeitura de Arataca

“O Município de Arataca vem informar à comunidade Arataquense e regional, especialmente os Jussarienses, que sempre manteve bom relacionamento com os gestores de Jussari, os quais sempre forneceram cascalho, tendo em vista a ausência de tal material em nossa cidade.

No entanto, recentemente, prepostos de Jussari impediram que fossem retirado material da cascalheira pelo município de Arataca.

Tal proibição resultou em graves prejuízos, visto que a recuperação das estradas vicinais que beneficiam a população regional ficou sem manutenção.

Desse modo, o município de Arataca está aberto a dialogar com os gestores de Jussari objetivando encontrar uma saída consensual que não prejudique o município de Arataca e Jussari.”

De acordo com os gestores das duas cidades, a situação será resolvida o mais breve possível, para que nenhum dos municípios seja prejudicado.

O Comunicado informa ainda que caso a adutora seja aberta, os canos serão removidos