O debate reuniu, por ordem alfabética, ACM Neto (União Brasil), Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSOL).

Quatro candidatos ao governo do estado nas eleições de 2022 participaram do debate promovido pela TV Bahia, afiliada da Rede Globo, na noite desta terça-feira, 27.

Participaram do Kleber Rosa (PSOL), ACM Neto (União Brasil), Jerônimo Rodrigues (PT) e João Roma (PL).

O debate, mediado pela jornalista Graziela Azevedo, da TV Globo, foi dividido em cinco blocos, sendo os quatro primeiros com “confronto direto”, em que os candidatos puderam fazer perguntas entre si.

No primeiro e no terceiro blocos, as perguntas foram com temas livres: os candidatos falaram de questões envolvendo educação, impostos, questões raciais.

No segundo e no quarto blocos, os candidatos fizeram perguntas entre si a partir de temas determinados, como a construção da ponte Salvador- Itaparica, desenvolvimento de indústrias, turismo, agricultura, assistencia médica no interior.

Já no quinto e último bloco, os candidatos tiveram a oportunidade de fazer as considerações finais.

Lamentavelmente teve uma combinação entre candidatos para não me perguntarem no quarto bloco, para me caçaram a palavra, mas não tem problema.  Lhe asseguro que se você votar 44 vou trabalhar com seja lá qual for, como fiz por 8 anos com presidentes de diferentes partidos” – ACM Neto (União Brasil).

“Meu coração, minha alma, meu corpo estão prontos para cuidar de você. Não há outra motivação além de fazer uma boa gestão e cuidar de gente. Quero agradecer a cada município”- Jerônimo Rodrigues (PT).

”  Precisamos colocar a Bahia de mãos dadas com o Brasil. Eu me posiciono  contra aborto, contra idelogia de gênero. Você que é produtor do campo, que tem seu título de terra dado pelo governo Bolsonaro, esse é o momento da Bahia se libertar”- João Roma (PL).

“Estou preparado para governar a Bahia. E a gente não faz isso sozinho. Temos muita gente ao nosso lado. Vamos fazer na Bahia a abolição que o Brasil não fez.”-  Kleber Rosa (PSOL)

 Somente os candidatos Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO) não participaram do debate, cujo critério seguiu o definido pela Justiça Eleitoral, que determina a participação somente de candidatos filiados a partidos ou coligações que tenham mais de cinco representantes no congresso nacional.