O referido dispositivo legal também alterou a denominação do antigo bairro Pelourinho para “Centro Histórico”. 

Os Correios anunciaram, nesta quarta-feira, 5, que atualizou o Sistema de Diretório Nacional de Endereços (DNE), em Salvador, por causa da extinção dos bairros Barroquinha, Campo Grande e Politeama conforme uma lei municipal de 2017, que dispõe sobre a delimitação e denominação dos bairros da capital baiana.

Com isso, segundo os Correios, os logradouros e trechos dos três bairros foram repassados para os bairros Centro e Centro Histórico, sofrendo alteração de CEP. Além disso, parte dos logradouros dos bairros Dois de Julho, Nazaré e Canela foram movimentados para o bairro Centro.

O referido dispositivo legal também alterou a denominação do antigo bairro Pelourinho para “Centro Histórico”, com aumento do seu quantitativo de logradouros, provenientes da migração de bairros circunvizinhos.

Por último, foi criado o bairro Santa Luzia, originado de parte do bairro Lobato, composto por 76 logradouros e trechos, além de nova faixa de CEP.

Os Correios informaram que a consulta ao CEP atualizado já está disponível na na internet. Como a alteração do DNE resultou em mudança de bairro dos logradouros das localidades extintas, é importante a população estar atenta ao seu endereço atual.

Os Correios possuem em seu banco de dados oficial, também chamado de Diretório Nacional de Endereços (DNE), mais de um milhão de CEPs cadastrados, facilitando as entregas postais e beneficiando toda população brasileira.

O Código de Endereçamento Postal brasileiro foi criado em 1971 e tinha um conjunto numérico constituído por apenas cinco dígitos.

Hoje, o CEP possui oito algarismos, código esse que orienta e acelera o encaminhamento, o tratamento e a distribuição de objetos de correspondência, por meio da sua atribuição a localidades, logradouros, unidades dos Correios, serviços, órgãos públicos, empresas e edifícios.

De acordo com os Correios, ele é imprescindível quando se fala em entrega de cartas e encomendas em residências e estabelecimentos comerciais de todo o país. No ano passado, foram criados e implantados 38 mil novos códigos de endereçamento postal em todo o Brasil.