Os crustáceos foram capturados durante o período de defeso no estado de Rio de Janeiro e a carga não tinha nota fiscal.

Cerca de 2 mil caranguejos da espécie guaiamum foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite de segunda-feira, 17, BR-101, em Eunápolis. Os crustáceos estavam sendo transportados em péssimas condições sanitárias, em uma pequena carreta (reboque) acoplada em um Fiat Palio.

De acordo com a PRF, entre as irregularidades, a carga não tinha nota fiscal nem Guia de Trânsito de Animal (GTA). Também não havia refrigeração adequada e, entre as espécies capturadas, havia caranguejos fêmeas, cuja pesca é proibida.

O condutor do Palio disse aos policiais que capturou os crustáceos em um manguezal na cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, e que eles seriam comercializados em bares e restaurantes da capital sergipana, Aracaju. O período de defeso do guaiamum se estende de 1º de outubro a 31 de março nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, conforme portaria nº 53/03 do Ibama.

Cinco pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil de Eunápolis. Após interrogatório, o delegado de plantão Jansen Baeta deliberou pela instauração de inquérito policial, no qual indiciará os autores pelo crime de pescar, comercializar ou transportar pescado proveniente de pesca proibida, previsto no artigo 34 da lei federal nº 9605/98.

Os caranguejos foram encaminhados ao Ibama e serão devolvidos à natureza.