De acordo com o veterinário que faz o monitoramento da área, As tartarugas estavam mutiladas e, provavelmente, foram vítimas das redes de pescadores de camarões ancorados nas redondezas. 

A ONG Iniciativa de Ciência Cidadã Coração de Tartaruga denuncia crime ambiental na Praia de Saquaíra, na Penísula de Maraú. Na útima quarta-feira, 19, foram encontradas na localidade, 16 tartarugas marinhas mortas em menos de um quilômetro de litoral.

As tartarugas estavam mutiladas e, provavelmente, foram vítimas das redes de pescadores de camarões ancorados nas redondezas, conforme relata o veterinário Rodrigo Grilo, que faz o monitoramento diário das áreas de desova das tartarugas.

A situação foi comunicada ao Inema, que recolheu os animais mortos e os encaminhou para necropsia. “Essa ocorrência coincide com uma embarcação que encostou junto às bancadas de corais recentemente. Pescadores locais disseram que o barco colocou rede de espera, que foi a provável causa da morte das tartarugas. Estamos todos revoltados e tristes”, conta Rodrigo. A ONG atuou em conjunto com o Inema no trabalho de remoção, contagem e identificação dos animais.