Ficou confirmado também que o Mundial de Clubes de 2022 (que irá acontecer em 2023 por causa da Copa do Mundo) será disputado no Marrocos, de 1º a 11 de fevereiro. 

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou nesta sexta-feira, 16, a criação de um novo Mundial de Clubes, que terá 32 times e será disputado a cada quatro anos, assim como uma Copa do Mundo. A primeira edição será em 2025, com sede ainda a ser definida.

“Será como a Copa do Mundo das seleções”, declarou Infantino em entrevista coletiva em Doha, dois dias antes da final da Copa do Mundo do Catar.

A ideia da Fifa é antiga e a versão do Mundial de Clubes com mais participantes foi anunciada desde 2019. Na ocasião, a primeira edição seria em 2021, com 24 clubes, mas a ideia foi adiada por causa da pandemia de Covid-19.

Na época, os clubes europeus e a Uefa anunciaram que boicotariam o novo torneio, que ocuparia um grande espaço no calendário. Com isso, é esperada resistência dos clubes europeus com o anúncio desta sexta-feira.

A Fifa também confirmou que o Mundial de Clubes de 2022 (que irá acontecer em 2023 por causa da Copa do Mundo) será disputado no Marrocos, de 1º a 11 de fevereiro. A decisão aconteceu após meses de indefinição a respeito da sede e da data do torneio.

A edição de 2022 do Mundial será disputada no formato que já se tornou tradicional, com sete clubes – os seis campeões continentais vigentes e mais um representante do país-sede. Os representes de América do Sul e Europa entram direto na semifinal.