No programa desta quarta-feira, 28, Marcus Paulo recebeu no seu programa Folha do Cacau, da Regional Sul FM 95,1, o Major Dumas que está há 3 anos e 5 meses à frente da 62ª Companhia Independente da Polícia Militar de Camacã, que também é responsável pelo policiamento nas cidades de Pau Brasil, Santa Luzia, Mascote, Arataca, Jussari e São José da Vitória.

Marcus Paulo perguntou sobre os índices de homicídios e roubos em Camacã nos últimos anos. “Fazemos parte da AISP 41 juntamente com 15º BPM de Itabuna  e 63ª CIPM de Ibicaraí e, essa AISP, foi beneficiada com um prêmio pela diminuição desses casos. Para você ter ideia, em 2016 foram 79 homicídios na nossa área de atuação e no ano passado esse número caiu expressivamente para 36. Então é uma grande redução.  Em Camacã, com esse caso de hoje na Cidade Alta,  foram 9 homicídios,  sendo 4 deles nos últimos 3 meses. Estamos inclusive conversando com o a Polícia Civil, através do Delegado Francesco no sentido do combater esse homicídios que cresceram nos últimos 3 meses”.

“Só para comparar,  já tivemos ano em que foram 23 homicídios em Camacã. Com esse caso de hoje na Cidade Alta, chegamos aos 9º homicídio. Conseguimos uma redução expressiva. Claro que o trabalho continua para diminuirmos ainda mais esses números”, garantiu o Major, que está há 29 anos na PM. 

Durante a entrevista, Marcus Paulo leu uma reclamação de uma moradora do Bairro Parque Casa Nova em Camacã, que afirmou estar, inclusive, sofrendo problemas de saúde por causa da poluição sonora. “Esse é o nosso maior problema nas sete cidades da região. As pessoas se sentem no direito de ouvir o som alto sem respeitar os vizinhos. Inclusive Marcos Paulo, são dois crimes mais recorrentes na nossa região: a poluição e o problema de violência doméstica contra a mulher e temos trabalhado para que a lei seja cumprida e para que  gente consiga diminuir esses crimes”, disse.

Marcus Paulo também citou a sensação de maior segurança com a diminuição de mortes e brigas como as “guerra de facções” e roubos na cidade. “Com a nosso serviço de inteligência, fizemos um mapeamento da nossa região e conseguimos fazer  frente há alguns problemas localizados, como a guerra de facções entre Arataca e Jussari, guerra de facções também em Pau Brasil e em Panelinha. Prendemos a maioria das pessoas que estavam cometendo esses delitos e causando uma sensação de insegurança na população. Tudo isso com o apoio da Rondesp Sul, PRE e CAERC que sempre nos auxiliam para combater esses crimes que afligem a nossa região”.

O Major aproveitou a audiência do programa, para destacar outras ações da PM, como a Campanha Natal do Bem que distribuiu alimentos para famílias carentes, em parceria com uma emissora de TV.  “Os quartéis da PM em todos estado foram pontos de coleta e aqui em Camacã a gente conseguiu arrecadar brinquedos e fizemos a distribuição da Portelinha II e ficamos felizes com a alegria de cada policial ao ver o sorriso no rosto de cada criança que foi agraciada com um brinquedo”. contou Dumas.

O Major também destacou Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, que foi realizado em três escolas de Camacã, que contaram com aulas de policiais militares destacando a importância de se manterem afastados das drogas e da violência e formou cerca de 150 alunos.

 

Acompanhe o Jornal Folha do Cacau do meio-dia a 01 da tarde, de segunda a sexta na Regional Sul FM, 95,1, e, como diz Marcus Paulo, ‘fique bem informado e saiba tudo que acontece na nossa querida região cacaueira’.