Apesar do crescimento, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira avisa que a variação deve ser encarada com “cautela” para evitar distorções.

O agro brasileiro conseguiu se valorizar no mercado internacional no ano passado. De acordo com dados compilados pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e divulgados na quinta-feira, 19, produtos do setor foram exportados com preços mais elevados em 2022. No comparativo com 2021, a valorização foi de quase 19%.

Segundo o levantamento da entidade, a cesta de aproximadamente 190 posições SH4 (categorias de produtos) exportadas pelo agro brasileiro a quase todos os países do mundo teve média de US$ 680,59 a tonelada.

Valor que representa a elevação de 18,95% sobre o preço médio dos negócios praticados ao decorrer de 2021.

Apesar do crescimento, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira avisa que a variação deve ser encarada com “cautela” para evitar distorções.

Nesse sentido, a entidade cita que a valorização dos produtos do agro brasileiro no exterior pode ser explicada, por exemplo, a alta da inflação global no ano passado. Prestes a completar um ano, a guerra entre Rússia e Ucrânia também é mencionada como outro fator.

Mas pela análise da equipe responsável pelo levantamento, a produção agrícola brasileira teve vez diante da “forte demanda por commodities alimentares no exterior”. Em especial, o material menciona os alimentos passíveis de estoque — o que, segundo a entidade, permitiu aos exportadores ir além de repassar alguns custos, mas como ampliar as próprias margens de lucro.

“Esses dados nos fazem acreditar que os exportadores realizaram lucros importantes em muitos negócios” — Tamer Mansour

Em 2022, os 22 países da Liga Árabe foram responsáveis por um terço das exportações de frango produzido no Brasil. A região rendeu receitas de US$ 3,169 bilhões, 30,88% de alta sobre 2021. Os volumes cresceram 4,18%, para 4,42 milhões de toneladas, outro indicativo de valorização dos produtos do agro brasileiro.