O chefe de polícia da região informou que mais de 90% das vítimas eram policiais.

Ao menos 95 pessoas morreram, e mais de 200 ficaram feridas no atentado de segunda-feira, 30, contra a mesquita do quartel-general da polícia em Peshawar, noroeste do Paquistão, onde as equipes de emergência prosseguiam nesta terça-feira, 31, com as operações para retirar os corpos dos escombros.

O ataque aconteceu durante as orações vespertinas na cidade, que fica perto da fronteira com o Afeganistão, um reduto da militância islamita.

O ministro chefe da província, Muhammad Azam Khan, confirmou que a explosão foi um atentado suicida e anunciou um balanço atualizado de 95 mortos e 221 feridos.

Mais de 90% das vítimas eram policiais, informou o chefe de polícia da região, Muhammad Ijaz Khan.

“Eu fiquei preso nos escombros com vários corpos em cima de mim por sete horas. Perdi a esperança de sobreviver”, disse à AFP o policial Wajahat Ali, de 23 anos, no hospital local.

Muhammad Asim Khan, porta-voz do hospital Lady Reading de Peshawar, relatou à AFP que o centro médico recebeu mais corpos durante a noite.

“Durante a manhã [de terça-feira] vamos retirar a última parte do teto que desabou para conseguir recuperar mais corpos, mas não esperamos encontrar sobreviventes”, declarou Bilal Ahmad Faizi, porta-voz da organização de resgate 1122.