Com 7,8 de magnitude, o terremoto causou o desabamento de 2818 prédios e o número de mortos pode ser ainda maior.

O terremoto violento que abalou o sudeste da Turquia nesta segunda-feira, 6, causou 912 mortes e pelo menos 5.385 feridos, de acordo com um novo balanço provisório do presidente Recep Tayyip Erdogan.

Cerca de 2.818 prédios desabaram com o tremor, acrescentou o presidente, o que sugere que o número de mortos pode ser ainda maior. A esses números devem ser somados aqueles que morreram na vizinha Síria. O terremoto é de magnitude 7,8.

Em áreas controladas pelo governo Sírio, este número é de 326 pessoas mortas, segundo informou a mídia oficial.

A agência de notícias oficial SANA disse ainda que o terremoto provocou 1.042 feridos. Um balanço anterior da televisão estatal relatou 239 mortes nesses setores sob o controle do regime de Damasco.

Nas regiões nas mãos dos rebeldes, perto da Turquia, são os Capacetes Brancos – socorristas que se mobilizam nessas áreas – que contabilizam as vítimas.

“Cento e quarenta e sete mortos e mais de 340 feridos segundo um balanço provisório na província de Idlib e arredores de Aleppo”, no norte do país, anunciaram os Capacetes Brancos no Twitter.

O tremor foi sentido às 04h17 (22h17 de domingo, no horário de Brasília) e ocorreu a uma profundidade de 17,9 quilômetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).