Atualmente, são 19 fábricas que produzem o doce na cidade, elaborando chocolates finos, sob o comando de chefs chocolatiers. 

A cidade de Gramado é um grande destino turístico nacional. Além de se destacar por vários pontos de visitação, a cidade também é tradicional por outro motivo: a produção de chocolate artesanal.
O início da produção de chocolates em Gramado teria acontecido em 1979. Jaime Prawer, empreendedor brasileiro, odontólogo de profissão e filho de imigrantes poloneses, aprendeu a trabalhar com chocolate na Argentina. Ele acreditava que a doçura do chocolate combinaria muito bem com o clima gramadense.
Desde então, as fábricas de chocolate foram sendo fundadas, passando mais de quarenta anos. Vários turistas são atraídos por esse e outros atrativos.
Do projeto de Lei à Lei
O Projeto de Lei 4.675/2019, aprovado dia 11 de fevereiro de 2020, foi o primeiro passo para Gramado receber o título. Esse PL se transformou na Lei Nº 13.990, de 17 de abril de 2020, sancionada pelo então presidente  Bolsonaro.

Atualmente, são 19 fábricas que produzem o doce na cidade, elaborando chocolates finos, sob o comando de chefs chocolatiers.

Há sabores, formatos e versões do doce para todos os gostos. A ampla variedade e indiscutível qualidade dos chocolates produzidos na cidade dão ainda mais forças para este mercado.