O Ministério da Educação abre, nesta terça-feira (28), inscrições para bolsa de estudos do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Os interessados terão até sexta-feira, 3 março, para se inscrever. Já o resultado da primeira chamada será liberado no dia 7 de março.

De acordo com o MEC, nesta edição, serão disponibilizadas 288.112 bolsas no total, sendo 209.758 integrais e 78.354 parciais. Todo o processo ocorre na página do Prouni, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O Prouni oferta bolsas de estudo integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. Para concorrer às vagas, o candidato precisa ter participado de pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média. Além disso, o estudante deve ter obtido nota acima de zero na redação do Enem e não ter participado do exame na condição de treineiro.

Como o Prouni é destinado ao público que busca sua primeira graduação em nível superior, outra exigência é a de que o candidato não tenha diploma de curso superior. Para obter a bolsa é obrigatório comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo para a bolsa integral ou de até 3 salários mínimos para a bolsa parcial.