O prefeito de Camacã, Paulo do Gás, participou do evento. “Queremos o apoio de todos os políticos municipais, estaduais e federais, para buscarmos uma solução.” – Paulo do Gás.

Por Fred Costa

Na manhã desta segunda-feira, 27, produtores de cacau da região, protestaram no Porto de Ilhéus contra a importação de cacau vindo da África.

De acordo com os organizadores do evento, o principal motivo é a preocupação com flexibilização para entrada do produto no Brasil, oriundo da África, sem seguir exigências fitossanitárias de precaução na entrada de pragas, doenças e também a falta de valorização do cacau que é fonte de geração de emprego e renda.

Ainda de acordo com a Associação Nacional dos Produtores de cacau, ANPC e os cacauicultores, a produção nacional é autossuficiente para movimentar a indústria, sem precisar importar amêndoas do fruto.

Produtores rurais e autoridades políticas de toda a região participaram do evento, inclusive o prefeito de Camacã, Paulo do Gás, juntamente com o secretário Municipal de Agricultura e diversos vereadores do município.

“Participamos do ato, com a finalidade de chamar a atenção das autoridades e órgãos competentes do nosso país. Queremos o apoio de todos os políticos municipais, estaduais e federais, para buscarmos uma solução.”  disse Paulo do Gás.

Há um navio atracado no porto de Ilhéus com 10.000 toneladas de cacau vindo de Abdjan, África. De acordo com informações, esse produto foi comprado pela Barry Callebaut e a Cargill.