A escola atende a cerca de 190 alunos  do 1º ao 5º ano. No período da manhã, serão aulas normais e à tarde, oficinas com equipes preparadas para desenvolver atividades que agreguem conceitos importantes para o aprendizado infantil.

Por Fred Costa

Após passar por reforma e adequações, a Escola Luiza Vargens, que  fica na Cidade Alta, em Camacã, passou a funcionar no modelo de Ensino em Tempo Integral e atenderá 190 alunos  do 1º ao 5º ano. No período da manhã, serão aulas normais e à tarde, oficinas com equipes preparadas para desenvolver atividades que agreguem conceitos importantes para o aprendizado infantil. Letramento de português e matemática, capoeira, teatro e movimento corporal, canto e violão, esporte e balé, farão parte das tarde dos alunos.

Na manhã desta quarta-feira,15, além do prefeito Paulo do Gás e da Primeira Dama Patrícia Santana, pais de alunos, vereadores e outras autoridades participaram da inauguração.

A mãe dos alunos, Henrique Teixeira de 10 anos e Helloise Teixeira de 7 anos, comemorou a boa notícia. “Além de melhorar o aprendizado das crianças, agora posso trabalhar, pois antes eu não tinha com quem deixá-las durante a tarde”, disse Camila Amorim. 

Camila Amorim com os filhos Henrique Teixeira e Helloise Teixeira.

De acordo com a diretora da escola, Tainã Castro “além de eliminar a possibilidades de algumas das crianças estarem nas ruas, no turno oposto,  no Ensino de Tempo Integral, os alunos terão oficinas, letramento em português e matemática, prática de esportes e três refeições acompanhadas por nutricionistas”.

Brinquedos infláveis, música infantil, algodão-doce e outras guloseimas animaram a manhã dos alunos.

“A Educação em Tempo Integral muda a vida não só dos estudantes, mas de todas as famílias envolvidas”, afirmou o Secretário  Municipal de Educação, Maurício Pimenta,

De acordo com especialistas, nessa modalidade de ensino, o aluno tende a melhorar o rendimento escolar, pois suas tarefas são bem organizadas. Há períodos destinados a estudar para as provas, fazer os trabalhos, praticar esportes, tirar dúvidas com os professores e monitores, usufruir de tarefas culturais e tecnológicas e ter momentos de lazer.