Os vendedores costumam colocar as aves em cima dos bastões onde ficam expostas as pulseiras a fim de chamar a atenção dos turistas. Eles chegam a colocar os pássaros nos ombros das pessoas.

Apesar da proibição por uma lei municipal, ambulantes continuam promovendo a exploração e exposição de aves e animais em Porto Seguro, especialmente ao longo das praias.

Os vendedores costumam colocar as aves, exóticas e da fauna silvestre, em cima dos bastões onde ficam expostas as pulseiras a fim de chamar a atenção dos turistas. Eles chegam a colocar os pássaros nos ombros das pessoas.

Na maior parte das vezes, essa prática ilegal é feita por menores de idade, que conduzem as aves até os turistas.

Visando coibir esse tipo de prática contra os animais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está promovendo uma campanha para incentivar a denúncia.

Conforme a lei nº 1731/21, de 30 de dezembro de 2021, são proibidas “exploração e exposição abusivas de pássaros da fauna silvestre e exótica em área pública ou privada como chamariz para a comercialização de produtos artesanais ou quaisquer serviços, mesmo sem fins lucrativos no âmbito do município de Porto Seguro”.